(Português) Divulgação nº 52/2019 – AUCANI – Mobilidade Internacional (Docente) – Cátedras Francesas. Propostas até 01/12/2019

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Edital 1210/2019 – Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo 2019

A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade do Estado de São Paulo « Júlio de Mesquita Filho » (UNESP), em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo/Instituto Francês do Brasil (IFB), lançam, pelo décimo ano consecutivo, o edital no marco do programa de “Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo”.

As cátedras são destinadas para professores ou pesquisadores de instituições francesas de pesquisa e ensino superior, públicas ou privadas e têm como objetivo apoiar novas colaborações e projetos sobre temas emergentes, bem como fortalecer o desenvolvimento de cooperações de excelência pré-existentes. Co-dirigidas com um professor anfitrião brasileiro, elas constituem uma excelente oportunidade para desenvolver e estruturar colaborações entre instituições francesas e as Universidades do Estado de São Paulo, por meio de atividades de pesquisa, de ensino e de divulgação científica.

As propostas de cátedras para o ano 2020 deverão ser encaminhadas até 1º de dezembro de 2019, de acordo com as modalidades indicadas na seguinte chamada a candidaturas:

https://saopaulo.consulfrance.org/Lancamento-do-10o-edital-do-programa-das-Catedras-Franco-Brasileiras-no-Estado

Para a USP, a submissão de propostas deverá ser feita pelo professor anfitrião USP por meio do Sistema Mundus. Cabe ao professor USP submeter sua proposta feita em parceria com a IES Francesa. Os documentos a serem incluídos estão listados no edital.

Eventuais dúvidas operacionais poderão ser encaminhadas via Fale Conosco do Sistema Mundus (assunto “Editais-Intercâmbios”).

 

Skip to content