(Português) UNA-SUS/UFMA e Nucleo de Telessaude FOUSP-SAITE realizam oficina pedagógica para elaboração de conteúdo em novo curso de Odontologia

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

 

Oficinas pedagógicas são instrumentos importantes para o aperfeiçoamento didático. Por esse motivo, a UNA-SUS/UFMA promoveu, na última semana, entre os dias 14 e 15 de outubro, um encontro com professores convidados da UFMA, para  construir o planejamento do Curso Atendimento Odontológico e Pacientes Portadores de Doenças Crônicas Não-transmissíveis

Por meio de espaços como este, a UNA-SUS/UFMA possibilita a estruturação de uma situação de aprendizagem dinâmica, bem como proporciona a inovação, a troca de experiências entre docentes e a construção de conhecimentos de maneira coletiva e eficaz para o aluno.

A reunião ocorreu para ambientar os futuros conteudistas e apresentar o plano didático e pedagógico do novo curso. Na ocasião, discutiram-se etapas do processo de construção de ofertas educacionais na UNA-SUS/UFMA, tais como produção e validação.

Participaram ainda do encontro a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA e líder do Grupo SAITE, professora Ana Emília Figueiredo de Oliveira, a coordenadora de Produção Pedagógica, Paola Trindade e o coordenador do Núcleo de Tecnologia e Informação, Dilson Rabelo e Deise Garrido (FOUSP).

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMA, Professora Dra. Cecilia Claudia Costa Ribeiro, que participou da oficina, acredita que a parceria é de extrema importância para o programa, pois “traz oportunidade aos professores da instituição de compartilhar conhecimentos com outros profissionais, gerando impacto e melhora nas condições de vida da nossa população”.

Já a professora da FOUSP, Ana Estela Haddad, Coordenadora do Nucleo de Telessaude FOUSP-SAITE, comenta que a oficina proporciona múltiplos olhares e o conhecimento de diferentes realidades. “Esse encontro permite o enriquecimento do conteúdo, ao mesmo tempo que prepara os docentes a enxergar a oportunidade de colocar em prática princípios pedagógicos quando se tem uma proposta centrada no aluno”, afirma . 

Além disso, o encontro também serviu para discutir e articular o projeto de games de medicina e odontologia, fruto da parceria entre representantes da UNA-SUS/UFMA, UFPR, USP e UFSC. Os jogos apresentarão casos clínicos, onde os participantes podem se aperfeiçoar, obter vivência e experiência em um processo de imersão de forma lúdica, ao mesmo tempo que aprendem a tomar decisões de forma crítica. 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação e Design – UNA-SUS/UFMA 

Skip to content