(Português) FOUSP irá sediar um importante evento para os Recursos Humanos em Saúde Bucal do Brasil

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A estação de trabalho do ObservaRHODONTO da FOUSP vai sediar um importante evento para os Recursos Humanos em Saúde Bucal do Brasil

Desde maio de 2017 a estação de trabalho do Observatório de Recursos Humanos do Brasil (ObservaRHODONTO) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) é sede também do primeiro Núcleo de Evidências em Saúde Bucal (NEv/FOUSP) do país. O Núcleo reúne um grupo de pesquisadores, gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que se dedicam a diminuir as distâncias entre o conhecimento trazido por pesquisas academia/universidade e a atuação nos sistemas e serviços de saúde.

O programa EVIPNet (do inglês Evidence Informed Policies Networks) é mundialmente liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e coordenado nas Américas pela Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS/WDC, sendo os Núcleos de Evidências no Brasil credenciados pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (DECIT/SCTIE/MS).

No dia 08 de novembro de 2019, o NEv/FOUSP, um ponto da rede EVIPNet Brasil, realizará seu primeiro diálogo deliberativo para discutir: “Formulação de Políticas Informadas por Evidência Científica: distribuição geográfica e fixação dos dentistas na atenção primária do Sistema Único de Saúde”.

O NEv/FOUSP vai reunir em torno de uma mesa formuladores de política, usuários, trabalhadores do SUS, pesquisadores e formadores de opinião para discutir o problema da distribuição e fixação de dentistas na atenção primária do SUS.

Este momento, chamado de “diálogo deliberativo”, objetiva construir um espaço de discussão e reflexão sobre a evidência trazida no contexto do país e contribuir para a integração de pesquisadores, formuladores de políticas e outros autores envolvidos no assunto, com o propósito de sugerir e contribuir com iniciativas para a saúde, auxiliando na formulação de políticas públicas informadas por evidências.

Após este diálogo, o NEv/FOUSP entregará ao Ministério da Saúde uma síntese com as melhores evidências disponíveis e um resumo com sugestões e considerações para enfrentamento do problema.

Os materiais, entrevistas e outras informações estarão disponíveis em breve no site ObservaRH-ODONTO

 

Skip to content