(Português) FOUSP na midia: Momento Odontologia #38: Higienização das mãos e boca

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Doenças causadas por fungos, vírus e bactérias são causadas pela má higienização das mãos e da boca, colocando em risco a vida de crianças e adultos. Este episódio discute quais são as consequências de uma eventual contaminação por esses microorganismos e revela quais são as formas mais eficientes de prevenir contaminações.

Por  – Editorias: – URL Curta: jornal.usp.br/?p=283128
Momento Odontologia #38: Higienização das mãos e boca

Fungos, bactérias e vírus são parte da microbiota das mãos e da boca. Quando em desequilíbrio, esses microorganismos podem trazer riscos à saúde de adultos e crianças. Para evitar essas situações, a saída é higienizar corretamente as mãos e a boca. Este episódio do Momento Odontologia explica qual a melhor maneira de realizar isso, com a participação de Carina Domaneschi, do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia (FO) da USP.

Entre os fungos, os gêneros TrichophytonMicrosporum e Aspergillus apresentam algumas espécies patogênicas ao homem, enquanto que o Candida, que faz parte da flora normal da cavidade bucal, pode  causar candidíase oral entre 20 a 72% das pessoas. Agentes bacterianos como o Streptococcus mutans e Porphyromonas gingivalis podem causar a cárie e gengivite, respectivamente. No ser humano, os vírus são responsáveis por causar gripe, rubéola, catapora, entre outras doenças.

Por isso a higiene adequada é imprescindível para evitar contaminações. Além de água e sabão – essencial para conter a via de transmissão fecal-oral – é necessário, após umedecer as mãos, passar sabonetes ou álcool gel na planta e no dorso das mãos, entre os dedos, pulsos e unhas. Na hora de secar, o mais higiênico é usar o papel toalha. Já em relação à correta higienização da boca, para prevenir cáries e doenças gengivais, a escovação aliada ao fio dental diminuem a incidência de cáries e de mau hálito.

Ficha Técnica

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Leticia Acquaviva

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).

Skip to content