(Português) Nota à comunidade da Universidade de São Paulo

Prezados alunos, funcionários e docentes,

Ontem foi concluído e aprovado o relatório final da CPI sobre as universidades públicas do Estado, que deve ser publicado no Diário Oficial nas próximas semanas. O documento final tem mais de 500 páginas e não aponta qualquer situação comprometedora para o funcionamento de nossa instituição. Faz menção a alguns casos administrativos pontuais, que podem ser facilmente esclarecidos, muitos dos quais são resultados da falta de familiaridade com o funcionamento de uma instituição de ensino e pesquisa. Quero tranquilizar a comunidade quanto a notícias que a imprensa vem divulgando, que fazem referência a assuntos conflituosos que foram discutidos ou aventados nas reuniões, mas que não estão incluídos nas conclusões e propostas da Comissão. O Grupo de Acompanhamento da USP para as atividades da CPI está preparando u m resumo do relatório, que será apresentado na reunião do Conselho Universitário do dia 19 de novembro.

Como afirmei no início das atividades dessa CPI, a Universidade não tinha nada a temer, mas ficou sempre atenta para quaisquer riscos à sua autonomia, que felizmente não foi atacada no relatório. A administração central e as das unidades tiveram muito trabalho para atender a todas as demandas da Comissão, mais pelo volume de informações do que da dificuldade de responder aos questionamentos.

No desenrolar dos trabalhos da CPI, constatei que ainda temos muito a melhorar na comunicação das atividades da Universidade ao parlamento paulista e consequentemente com a população. Temos que explicar e divulgar mais e melhor o que fazemos e a nossa importância para a sociedade.

Gostaria de agradecer a toda comunidade da Universidade pelo apoio e colaboração na superação de mais esta tarefa. Graças à cooperação de todos, o resultado final foi satisfatório. Destaco a dedicação e o esforço dos membros do Grupo de Acompanhamento, que num trabalho contínuo, inclusive em fins de semanas, feriados e pontes, garantiu que a USP sempre estivesse atenta ao desenrolar de todo o processo.

São Paulo, 6 de novembro de 2019,

Vahan Agopyan,