(Português) Nota à comunidade da Universidade de São Paulo

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Prezados alunos, funcionários e docentes,

Ontem foi concluído e aprovado o relatório final da CPI sobre as universidades públicas do Estado, que deve ser publicado no Diário Oficial nas próximas semanas. O documento final tem mais de 500 páginas e não aponta qualquer situação comprometedora para o funcionamento de nossa instituição. Faz menção a alguns casos administrativos pontuais, que podem ser facilmente esclarecidos, muitos dos quais são resultados da falta de familiaridade com o funcionamento de uma instituição de ensino e pesquisa. Quero tranquilizar a comunidade quanto a notícias que a imprensa vem divulgando, que fazem referência a assuntos conflituosos que foram discutidos ou aventados nas reuniões, mas que não estão incluídos nas conclusões e propostas da Comissão. O Grupo de Acompanhamento da USP para as atividades da CPI está preparando u m resumo do relatório, que será apresentado na reunião do Conselho Universitário do dia 19 de novembro.

Como afirmei no início das atividades dessa CPI, a Universidade não tinha nada a temer, mas ficou sempre atenta para quaisquer riscos à sua autonomia, que felizmente não foi atacada no relatório. A administração central e as das unidades tiveram muito trabalho para atender a todas as demandas da Comissão, mais pelo volume de informações do que da dificuldade de responder aos questionamentos.

No desenrolar dos trabalhos da CPI, constatei que ainda temos muito a melhorar na comunicação das atividades da Universidade ao parlamento paulista e consequentemente com a população. Temos que explicar e divulgar mais e melhor o que fazemos e a nossa importância para a sociedade.

Gostaria de agradecer a toda comunidade da Universidade pelo apoio e colaboração na superação de mais esta tarefa. Graças à cooperação de todos, o resultado final foi satisfatório. Destaco a dedicação e o esforço dos membros do Grupo de Acompanhamento, que num trabalho contínuo, inclusive em fins de semanas, feriados e pontes, garantiu que a USP sempre estivesse atenta ao desenrolar de todo o processo.

São Paulo, 6 de novembro de 2019,

Vahan Agopyan,
Reitor

Ir al contenido