(Português) Edital de seleção de propostas para distribuição de cargos docentes

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Informamos que foi publicado hoje o Edital de seleção de propostas para distribuição de cargos docentes, cujo objetivo é disponibilizar cargos de Professor Doutor para o quadro permanente da Universidade de São Paulo, com o intuito de contribuir para o ensino e para o desenvolvimento da pesquisa de excelência na USP. Para tanto, o processo competitivo se dará entre grandes projetos de pesquisa e os cargos serão distribuídos para o Departamento/Unidade, Museu ou Instituto Especializado em que se encontrar lotado o coordenador do projeto contemplado.

Serão elegíveis os projetos vigentes com recursos concedidos a partir de 2 milhões de reais e com duração a partir de 3 anos, considerando:

  • projetos de pesquisa em vigência na USP, de quaisquer agências de fomento, cujo coordenador(a)/diretor(a) seja docente ativo(a) ou professor(a) sênior da USP, com termo de colaboração vigente.
  • convênios ou contratos de pesquisa vigentes com empresas ou com o Governo, desde que atendam aos critérios de elegibilidade.

 

Caso o coordenador detenha mais de um grande projeto elegível, deverá priorizar um deles e este deve ser explicitado na proposta encaminhada.

Para projetos com participação de docentes de diferentes Unidades, é possível solicitar que o cargo seja destinado a outro departamento de sua Unidade ou de Unidade distinta daquela do(a) coordenador(a) do projeto, mediante manifestação expressa do(a) coordenador(a) e anuência da direção de sua Unidade.

Projetos CEPID (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão) foram considerados separadamente e, assim, não serão contemplados neste edital.

As propostas devem ser encaminhadas por processo à Pró-Reitoria de Pesquisa pelo(a) coordenador(a) do projeto, por intermédio da Direção da Unidade, impreterivelmente até 20.12.2019, e devem incluir os seguintes documentos:

  1. Termo de outorga do projeto de pesquisa em nome do coordenador do projeto emitido até a data de publicação deste Edital, no qual estejam explícitos a data de vigência do projeto, o montante de recursos recebidos e a Unidade na qual o projeto será desenvolvido. No caso de projetos EMBRAPII enviar também a relação das parcerias estabelecidas com as correspondentes empresas e os recursos financeiros envolvidos.
  2. Para projetos financiados por meio de convênios, enviar termo de convênio assinado por todos os partícipes, acompanhado do respectivo plano de aplicação e cronograma de desembolso dos recursos financeiros, bem como documento com o número de cadastro do convênio no sistema corporativo correspondente.
  3. Carta do(a) coordenador(a) do projeto contendo:
  4. justificativa para a solicitação de um novo docente considerando o desenvolvimento do projeto em questão;
  5. relato fundamentado sobre o impacto científico, econômico e social do projeto;

iii. histórico de investimentos no grupo de pesquisa proponente que respaldem o desenvolvimento da linha de pesquisa no longo prazo;

  1. perspectivas futuras do projeto em desenvolvimento e seu caráter multi(inter, trans)disciplinar;
  2. indicação da área de conhecimento e do conjunto de disciplinas de graduação obrigatórias e optativas nas quais atuará o futuro docente, e
  3. cópia do trecho da Ata de aprovação do Conselho de Departamento do(a) respectivo coordenador(a) (se houver) e da Congregação da Unidade (ou Conselho Deliberativo no caso de Museus e Institutos Especializados) contendo o conjunto de disciplinas que farão parte do Edital do Concurso que deverão estar alinhados com o Projeto Acadêmico do Departamento e/ou da Unidade, Museu ou Instituto Especializado.

 

Demais informações estão disponíveis no edital.

 

Atenciosamente,

 

Pró-Reitoria de Pesquisa

Skip to content