(Português) Cerimônia de abertura da Internacional Conference on Technologies, Health and Education

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

No dia 4 de novembro de 2019, estudantes e professores de todo o Brasil se reuniram no Auditório da Biblioteca Brasiliana para o Internacional Conference on Technologies, Health and Education, uma realização da Faculdade de Odontologia, da Faculdade Federal do Maranhão, do núcleo Telessaúde FOUSP e do Grupo SAITE – Saúde, Inovação, Tecnologia e Educação. 

Para a cerimônia de abertura, estiveram presentes: o Pró-Reitor de Pós Graduação Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, o Pró-Reitor de Graduação Prof. Dr. Edmund Chada Baracat, a Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária Profa. Dra. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, o Pró Reitor de Pesquisa Prof. Dr. Sylvio Canuto, o Diretor do Instituto de Estudos Avançados Prof. Dr. Paulo Saldiva, o Diretor da Faculdade de Odontologia Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, o Diretor da BIREME/OPAS/OMS Dr. Diego Gonzalez e a Coordenadora Geral da UNA-SUS/UFMA e Grupo Saite Profa. Dra. Ana Emília Figueiredo de Oliveira. 

Profa. Dra. Ana Estela Haddad

Dando início aos discursos, a Profa. Dra. Ana Estela Haddad, uma das coordenadoras científicas da Conferência, subiu ao palco para proferir algumas palavras. Em sua fala, agradeceu a presença de todos que participaram da organização do evento e principalmente os palestrantes. “Nós procuramos convidar os pesquisadores, líderes, educadores, pensadores os quais a gente se inspira e com quem tivemos a chance de trabalhar dentro e fora do país. Temos muita sorte de não ter nenhuma recusa. Quero dar boas vindas desde aqueles que trabalham com a gente de perto até aqueles que vêm de mais longe.” 

Dando continuidade, o Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, Diretor da FOUSP, agradeceu imensamente a presença de todos e o apoio para que o evento ocorresse. Completou dizendo que estar envolvido em um evento dessa magnitude é  motivo de muito orgulho para a Faculdade de Odontologia. “O momento é de avançarmos no conhecimento e nas experiências do amplo campo das tecnologias digitais e suas aplicações no ensino, na pesquisa, na cultura e extensão”, finaliza. 

O Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Edmund Chada Baracat, parabenizou a comissão de organização do evento pela iniciativa. “Essa conferência traz novas tecnologias para o ensino superior. Mostra que nós temos integração de conhecimento, de transdisciplinaridade, a integração de unidades e, principalmente, a de pró-reitorias”. 

Os discursos continuaram e a Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária, Profa. Dra. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, também proferiu algumas palavras. Segundo ela, a Universidade se sustenta a partir do tripé: tecnologia, educação e saúde. “Nós temos uma obrigação, como instituição pública, de levar o que nós produzimos aqui para os quatro cantos desse nosso país, da América Latina e do mundo”, conclui. 

O Pró Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Sylvio Canuto, reforçou a importância de o evento contar com a presença dos quatro pró-reitores, segundo ele, essa é a forma de mostrar como a Universidade de São Paulo está se preocupando com o tema. “É inegável que nós estamos passando por uma transformação digital e ela tem impactado a sociedade das mais diversas formas. Portanto, criar um evento para discutir como essas tecnologias pode nos ajudar na educação e na ciência é oportuno e relevante.” 

Para finalizar a fala dos Pró-Reitores, o Pró-Reitor de Pós Graduação, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, também fez seu discurso. Ele ressaltou a importância de se abordar esse assunto, principalmente na área de pós-graduação, que vem constantemente buscando formas de se atualizar e usar a tecnologia a seu favor. 

A Profa. Dra. Ana Estela Haddad, Docente da Faculdade de Odontologia e Coordenadora Científica da Conferência, também participou do evento como mediadora da mesa Evidence Gap Map, Metodologias de Pesquisa em EAD, Avaliação e Qualidade na Educação Superior.

As palestrantes convidadas foram as Professoras Doutoras: Maria Cristina Manzanares, Vani Kenski e Verônica Abdala. Cada convidada teve a chance de ministrar uma apresentação sobre os projetos que realizam na área e então se reuniram para tirar as dúvidas dos alunos e professores presentes. 

Fotos por Eduardo Ogata

Ir al contenido