(Português) Projeto Evident – Programa Inovagrad USP e SEBRAE

Evident – um projeto FOUSP que de uma iniciativa de pesquisa chega a fundação de startup

O EviDent – Evidence Dentistry – nasceu como um projeto de pesquisa PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – da aluna de graduação Gabriela do Manco Machado, sob orientação da Profa. Dra. Mariana Minatel Braga, da disciplina de Odontopediatria da FOUSP, visando comparar diferentes formas de disseminação do conhecimento traduzido de evidências científicas para odontopediatras, e promover o empoderamento do odontopediatra para futuras tomadas de decisão baseadas em evidências científicas.

Um aplicativo com a função de disseminação de conhecimento traduzido para o clínico e empoderamento do mesmo para suas futuras tomadas de decisão vem sendo desenvolvido por esse grupo de pesquisa da FOUSP em parceria com o IME-USP, numa disciplina optativa LabXP, desenvolvida pelo Prof. Dr. Alfredo Goldman. Os alunos dessa disciplina escolheram o projeto Evident para trabalhar no desenvolvimento do aplicativo por 2 semestres consecutivos.

Em 2019, esse projeto foi aceito no programa de Estímulo à Inovação e Empreendedorismo na Graduação na USP – InovaGrad-USP e outros 3 alunos da FOUSP (Ana Clara Moronte Dias de Souza, Aryane Valeck da Silva e Lisa Milanesi Trevisan) foram contempladas com bolsas para participação no projeto. O InovaGrad-USP é um programa voltado ao estudante de graduação de qualquer curso da Universidade de São Paulo, em que se busca capacitar e potencializar a atividade empreendedora dos alunos de graduação, proporcionando oportunidades para a criação de novos negócios e estimulando ideias inovadoras das mais diversas áreas do conhecimento (http://www.prg.usp.br/programa-de-estimulo-a-inovacao-e-empreendedorismo-na-graduacao-na-usp-inovagrad-usp/).

É uma iniciativa da Pró-Reitoria de graduação da USP com a Agência USP de Inovação, e conta com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Escola de Negócios SEBRAE-SP Alencar Burti. Por meio do Inovagrad, os alunos envolvidos no programa tiveram acesso a palestras, oficinas, mentorias e fóruns que visam auxiliar no desenvolvimento, na estruturação de projetos em novos negócios e na apresentação para atores relevantes do ecossistema empreendedo. Essas atividades abordaram desde a modelagem do novo negócio até o planejamento e viabilidade financeira.

O InovaGrad levou os alunos envolvidos no projeto EviDent a ampliar a mente e pensar “fora da caixinha” para integrar o mundo do empreendedorismo, novo para eles, com o mundo acadêmico e a universidade.Segundo a aluna Gabriela do Manco Machado: ” Como aluna de graduação o programa InovaGrad me ajudou a pensar em novas oportunidades além da carreira clínica e acadêmica, e como aluna de iniciação científica pude agregar os conhecimento adquiridos nas atividades propostas pelo SEBRAE em minha pesquisa.”

Além das apresentações em eventos científicos, como SBPqO e SIICUSP, como trabalho final do InovaGrad foi produzido um Pitch – apresentação do negócio em 3 a 5 minutos para possíveis investidores – apresentando a proposta de valor os produtos da startup em planejamento, que serão disponibilizados através do aplicativo, que tem seus testes previstos ainda para o final deste ano. O vídeo pode ser acessado pelo link: https://youtu.be/53yk5JE5V2A.