(Português) CAPES divulga relatórios para melhorar a avaliação de Programas de Pós-Graduação (PPGs)

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A CAPES publicou nesta terça-feira, 07/01/2020, o relatório final de três Grupos de Trabalho – https://www.capes.gov.br/relatorios-tecnicos-dav – para aperfeiçoar o aprimoramento da avaliação da pós-graduação. Os estudos divulgados abordam os temas: Impacto e Relevância Econômica e Social, Internacionalização e Inovação e Transferência de Conhecimento.

Coordenados pela Diretoria de Avaliação (DAV), os relatórios fazem parte de uma série de estudos da CAPES para implementar o formato de avaliação multidimensional a partir de 2021.

Impacto e Relevância
O GT sobre Impacto e Relevância Econômica e Social analisou conceitos para propor indicadores para o sistema de avaliação. O trabalho foi estruturado em sete etapas e teve a participação de especialistas convidados. Ao longo do processo, coordenadores das 49 áreas de avaliação responderam a um questionário para ajudar a desenvolver o estudo.

Internacionalização
Os trabalhos sobre Internacionalização tiveram como objetivo definir, de maneira uniforme, conceitos, variáveis e indicadores para os programas de pós-graduação (PPGs) de todas as áreas de avaliação. O GT sugere que essas áreas adotem quatro dimensões gerais de Internacionalização relacionadas à formação de pós-graduação: pesquisa, mobilidade e atuação acadêmica, produção intelectual e condições institucionais.

Transferência de Conhecimento
O grupo de trabalho sobre Inovação e Transferência de Conhecimento avaliou o conhecimento produzido, organizado e levantado no âmbito dos PPGs, e que, efetivamente, foi transferido para a sociedade. O grupo usou como base 21 produtos técnicos identificados pelo GT de Produtos Técnicos. Um glossário com definições no campo da inovação, tecnologia e empreendedorismo foi criado. No contexto da transferência de conhecimento, o grupo elaborou uma classificação dos produtos técnicos relevantes para as 49 áreas de avaliação.

Ao todo, nove grupos de trabalho foram criados para desenvolver estudos e proposições para aprimorar o processo e instrumentos relacionados à avaliação da pós-graduação. Confira todos os relatórios:

  1. AUTOAVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO (PDF 1,7 MB)
  2. FICHA DE AVALIAÇÃO (PDF 1,1 MB)
  3. PRODUÇÃO TÉCNICA (PDF 1,9 MB)
  4. PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DE LIVROS – GT – QUALIS LIVRO (PDF 2 MB)
  5. QUALIS ARTÍSTICO – CLASSIFICAÇÃO DE EVENTOS (PDF 1,2MB)
  6. CRITÉRIOS AVALIATIVOS PARA PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS NA MODALIDADE EAD (PDF 2 MB)
  7. IMPACTO E RELEVÂNCIA ECONÔMICA E SOCIAL (PDF 3 MB)
  8. INTERNACIONALIZAÇÃO (PDF 1MB)
  9. INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO (PDF 2 MB)

Fonte:

(Brasília – Redação CCS/CAPES) – http://www.capes.gov.br/36-noticias/10126-capes-divulga-relatorios-para-melhorar-a-avaliacao-de-programas
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Skip to content