(Português) II Encontro de Pacientes da LINB

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Encontro de pacientes da LINB é uma iniciativa da LINB-FOUSP (Liga Interdisciplinar das Neoplasias Bucais da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo) que busca a troca de experiências entre pacientes e seus membros em ambiente fora do consultório odontológico. Esta interação propicia um aumento na abrangência do conceito de tratamento integral ao paciente oncológico, incluindo integração e apoio psicossocial e permite a formação de profissionais da saúde com olhar humanizado e empático aos pacientes acometidos por esta doença, num evento de caráter informativo e de convivência.

A segunda edição deste evento aconteceu no dia 30 de novembro de 2019 e todo seu planejamento – que contou com a especial dedicação da acadêmica Giovanna Nogueira Pareja – do tema das atividades ao coffee-break, levou em consideração o grupo de pacientes atendidos pela LINB, que são pessoas que tiveram o diagnóstico de câncer de boca e estão em tratamento ou acompanhamento médico e odontológico.

Nesta edição, o tema de autoestima foi brilhantemente abordado pela psicológica Adriana Maximina de Oliveira Volsi, que convidou à reflexão pautada na frase de Rubem Alves “Ostra feliz não faz pérolas”, e tanto os pacientes quanto os membros participantes puderam construir suas ostras com suas pérolas e compartilhar suas histórias com o restante do grupo.

Contamos também com a participação e graça do Mad Alegria – o acadêmico Willian Miady Miquelin – tanto na calorosa recepção aos nossos convidados quanto com a contação de histórias que seguiam a temática de autoestima e autocuidado, e técnicas de respiração e meditação. Do lado de fora do anfiteatro havia uma seleção de músicas, sessão de maquiagem (acadêmica Mariana Bitú) e de massagem (graduanda da fisioterapia – Mayara Emanuelle Motta e Silva), e coffee-break, adequado às necessidades dos nossos convidados, elaborado pelos próprios membros do grupo, tudo registrado pelas lentes do nosso querido paciente e amigo Paulo Leite, encerrando o evento e as atividades da LINB em 2019.

Skip to content