(Português) Momento Odontologia #46: Lesões bucais

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Neste episódio do Momento Odontologia, a professora Camila Galo, do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, explica o que são lesões bucais e como tratá-las. Ela conta que a distribuição das doenças que afetam a boca depende da faixa etária, etnia, condição socioeconômica, status imunológico e hábitos nocivos (como o tabagismo) da população avaliada.

A afta é uma das lesões mais comuns, causada por mordidas acidentais durante a mastigação e até mesmo por problemas estomacais como gastrite. Nas crianças, algumas lesões comuns são a gengivoestomatite herpética primária e a candidose. Camila explica que a primeira corresponde ao primeiro contato da criança com o vírus do herpes simples, enquanto que a segunda, mais conhecida como sapinho, é comum nos primeiros 18 meses de vida devido a imaturidade do sistema imunológico frente ao contato com fungos.

A docente também ressalta que as complicações bucais podem ocorrer também na terceira idade: “Na população idosa, de menor poder aquisitivo, são comuns as lesões reativas por próteses mal-adaptadas, como a estomatite protética e a hiperplasia fibrosa inflamatória”. Além disso, a exposição prolongada ao sol pode causar queilite actínica, uma lesão com potencial de transformação maligna que acontece no lábio inferior.

Saiba mais sobre lesões bucais ouvindo o podcast na íntegra.

Ficha Técnica

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Letícia Acquaviva

Skip to content