(Português) FOUSP na midia: Momento Odontologia #49 – Saúde bucal pode influenciar na qualidade de vida

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Para Maria Gabriela Haye Biazevic, a forma como o paciente avalia a própria qualidade de vida é um importante indicativo para o tratamento dental: “No caso de situações que causam grandes perdas de estruturas bucais, e que podem fazer o paciente conviver com sequelas, essa percepção é importantíssima no planejamento do tratamento.”

Por  – Editorias: – URL Curta: jornal.usp.br/?p=304079

Considerada um indicador de saúde, a qualidade de vida é bastante influenciada pela satisfação ou insatisfação com a saúde bucal. O uso de questionários de qualidade de vida pela Medicina e Odontologia vem aumentando nos últimos 20 anos. “A importância desses questionários está no fato de que o planejamento do tratamento é discutido com o paciente, levando em conta não somente os dados clínicos da condição bucal, mas também o estilo de vida desse paciente, para que ele limite o menos possível o seu dia a dia por causa de sua condição bucal.”, avalia a professora Maria Gabriela Haye Biazevic.

O Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da USP, campus São Paulo, avaliou o impacto na qualidade de vida de pacientes submetidos a cirurgia para remoção de tumor. A partir da avaliação, notou-se que aspectos como habilidade para falar, alimentar-se, sorrir e realizar interações sociais continuam muito prejudicadas após o procedimento. “Isso significa, no caso desses pacientes, que atingir qualidade de vida relacionada à saúde bucal corresponderá a percorrer um longo caminho.”, conclui Maria Gabriela.

Nesta edição do Momento Odontologia conversamos com a professora Maria Gabriela Haye Biazevic, do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da USP, campus São Paulo.

Ouça na íntegra a reportagem de Rosemeire Talamone.

Skip to content