(Português) Dossiê Coronavírus: USP cria comitê permanente para monitorar coronavírus nos campi

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Comitê vai acompanhar a evolução da presença do vírus entre alunos, professores e servidores técnicos e administrativos da Universidade

Editorias: Institucional – URL Curta: jornal.usp.br/?p=306658

A Reitoria informa que foi criado o Comitê Permanente USP Covid-19, que tem como objetivo acompanhar permanentemente a evolução da presença do vírus entre alunos, professores e servidores técnicos e administrativos da Universidade, em todos os campi da USP, bem como realizar atualizações periódicas das recomendações da autoridade sanitária.

O Comitê é formado por profissionais de saúde do Hospital Universitário (HU), por representantes da Unidade de Vigilância em Saúde do Butantã e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e é presidido pelo superintendente de Saúde da USP e do HU, Paulo Ramos Margarido.

O órgão também é responsável pela interface de comunicação com as autoridades sanitárias estaduais e federais.

A USP esclarece ainda que, até o momento, houve um caso confirmado de coronavírus de um aluno, no campus de São Paulo, que foi contaminado pela parceira que viajou à Itália e não faz parte da comunidade universitária.

A Unidade de Vigilância em Saúde do Butantã faz o acompanhamento das pessoas que tiveram contato mais próximo com o estudante (contactantes), que não apresentaram nenhum sintoma da doença até o momento.

Em relação aos outros campi, cabe à Vigilância Epidemiológica Municipal a responsabilidade de comunicar aos investigados os resultados positivos e negativos para covid-19, fazer as orientações necessárias para os casos suspeitos e confirmados e a busca ativa dos casos contactantes.

A Universidade também reitera que, por ora, além do caso confirmado, não há nenhuma ocorrência suspeita que atenda aos critérios estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde, pelo Centro de Contingência do Coronavírus do Estado e pelo Ministério da Saúde.

A USP manterá as atividades didáticas e administrativas em todas as suas Unidades de Ensino e Pesquisa, conforme orientação da autoridade sanitária.

A decisão da suspensão das aulas no Departamento de Geografia foi uma decisão unilateral e somente pelo dia de hoje (11/3).

Por fim, a USP gostaria de tranquilizar a comunidade interna e externa, reforçando que a instituição segue todos os protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde, pelo Centro de Contingência do Coronavírus do Estado e pelo Ministério da Saúde em relação ao tema, que são atualizados de acordo com o avanço da doença no País.


O Comitê Permanente USP Covid 19, cumprirá a função de acompanhar permanentemente a evolução da presença do coronavírus entre alunos, professores e servidores técnicos e administrativos da Universidade, em todos os campi da USP, bem como realizar atualizações periódicas das recomendações da autoridade sanitária.

A Portaria no 173 traz os membros que compõe o referido Comitê.

Portaria nº 173


Leia também:

Grupo de trabalho da USP sistematizará ações e pesquisas sobre coronavírus

Vacina contra coronavírus pode chegar em tempo recorde

Coronavírus: prioridade é a prevenção, diz David Uip

Universidades brasileiras precisam se preparar para lidar com coronavírus

Esclarecimentos à comunidade sobre o novo CORONAVÍRUS (COVID-19)

“Momento de prudência, não de pânico”

A USP E O COVID-19

Mensagem do reitor à comunidade universitária sobre o coronavírus 

Segunda mensagem do reitor à comunidade universitária sobre o coronavírus – 16/03/2020


 

Skip to content