(Português) Integrantes da “Red de Lideres por la Proteção a Primera Infancia” conta com a participação de docente da FOUSP

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Estiveram reunidos em Santiago do Chile, de 11 a 13 de março,  47 líderes de 15 países, que integram a Red de Lideres por la Proteção a Primera Infancia, iniciativa da Fundación Horizonte Ciudadano, fundada pela Ex Presidente do Chile e atual Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Dra. Michelle Bachelet. A iniciativa conta com o apoio da Bernard van Leer Foundation, fundação holandesa que atua em várias partes do mundo pela primeira infância e conta com a Profa. Dra. Ana Estela Haddad, do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria como membro dessa importante ação.

A rede surge como um agrupamento de homens e mulheres de diferentes espectros de ação – legisladores, gestores, acadêmicos, comunicadores, representantes da sociedade civil – unidos pela possibilidade de articular seus conhecimentos e experiências em ações que se traduzam em uma incidência política efetiva em favor da primeira infância. A região da América Latina e Caribe representa uma fonte potente de conhecimentos e experiências, a serem destacadas, divulgadas e amplificadas.

A incidência política implica na articulação de estratégias com conhecimento diversos, tendo em comum o fato de traduzir as evidências, e de considerar o protagonismo e a voz das crianças e de suas famílias. Nesse sentido, o expertise dos membros da rede é diverso.

Os focos de interesse e ação da rede envolvem a questão da contaminação do ar e as migrações e seus efeitos sobre a primeira infância. Trata-se de fenômenos que têm incidência global, e requerem mudanças sistêmicas, supra nacionais. São problemas complexos e requerem ações integrais e intersetorias. Isso nos obrigada a ampliar nosso olhar e colaborar com setores que habitualmente não têm visibilidade especificamente para a infância. A rede permitirá a disponibilização dos recursos em comum, a serem partilhados por cada um de seus membros, a serem ajustados à realidade de cada país.

 

Participar da rede implica em assumir um compromisso para a ação.

O evento consistiu de 2 dias completos de trabalho, em que evidências científicas foram apresentadas, bem como experiências bem sucedidas em cidades de diferentes países. A experiência da São Paulo Carinhosa foi apresentada, enfatizando-se a amplitude da intersetorialidade alcançada, numa metrópole da complexidade e da escala da cidade de São Paulo.

No dia 13 de maço foi realizada na sede da CEPAL/ONU a cerimônia de posse dos líderes, tendo cada um recebido, como símbolo do compromisso assumido, a Clava (“Es la insígnia de mando que utiliza el Toqui, líder guerrero Mapuche. Su forma representa la cabeza de um pájaro.”)

Ao final da cerimônia foi apresentado o “LLamado de Santiago, Por um comienzo com futuro”, que se encerra com a mensagem de que é necessário trabalharmos para construir uma sociedade melhor, para todos e todas, e em especial para as crianças, e a hora é agora, e não amanhã.

 

Ir al contenido