(Português) Comunicado da Pró-Reitoria de Pós-Graduação sobre as atividades de Pós-Graduação neste período

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Considerando a pandemia da COVID-19, faço os seguintes esclarecimentos,

O objetivo maior durante este período é de manter a formação de nossos(as) alunos(as) com qualidade e diminuir o risco de exposição de todos envolvidos.

Disciplinas

A PRPG solicita que as disciplinas migrem do formato presencial para o não presencial sempre que possível. A aprovação do novo formato será realizada pela CCP. A CPG e a PRPG deverão ser informadas para o acompanhamento e divulgação das atividades. Várias plataformas poderão ser utilizadas, a combinação do Moodle e do Google Meet, que são de livre acesso para os orientadores da USP, formam uma boa combinação e são de fácil aprendizado. Várias iniciativas estão sendo realizadas para treinamento, tanto em órgãos centrais como nas Unidades. As Pró-reitorias de Graduação e de Cultura e Extensão estarão envolvidas nesses treinamentos.

No link abaixo pode ser encontrado um curto vídeo amador que fiz para estimular o uso do Google Meet.

https://www.youtube.com/watch?v=77zW3X6qSyY

Qualificações, Defesa de Teses e Dissertações

Os procedimentos foram flexibilizados para aumentar a participação não presencial de membros das bancas, do orientador e do aluno. A solicitação é que no local programado para ocorrer a banca esteja um membro da banca ou um membro da CCP para garantir as conexões, o preenchimento da ata de defesa e a defesa pública digital. A sala com a projeção digital poderá ter limitação do número de pessoas para atender as atuais exigências sanitárias de limitar o contato social. Caso as limitações adicionais de mobilidade sejam implantadas, novas orientações poderão ser realizadas. A opção de adiar a defesa também deve ser considerada e o agendamento de novas defesas deve levar em conta a capacidade de trabalho nas Unidades.

Atividades de pesquisa

Os orientadores devem estratificar suas pesquisas identificando aquelas que podem ser interrompidas sem prejuízo ou realizadas a distância e as que trarão grandes perdas se forem descontinuadas. Os laboratórios que tenham atividades essenciais, como por exemplo biotérios e cultura de células devem desenvolver um plano de contingenciamento, considerando o mínimo de pessoas necessárias para manter as suas atividades. Novos experimentos devem ser evitados. A Reitoria e a Pró-reitoria de Pesquisa são fundamentais para a definição da política de atividades nos laboratórios da USP e todos devem estar atentos a novos comunicados.

Administração

A PRPG irá contar com alguns servidores realizando tarefas não presenciais, mas as atividades estão sendo priorizadas e planejadas para serem executadas sem prejuízo para os alunos. As CCPs e CPGs devem informar seus alunos e orientadores como as atividades serão realizadas, incluindo o horário e metodologia para o atendimento presencial ou por meio eletrônico. O site da PRPG possui comunicados importantes e deve ser acompanhado por todos.

Prazos

O sistema Janus não permite que os prazos dos alunos sejam modificados preliminarmente, eles deverão ser modificados por meio de pedidos no momento adequado, mas os(as) alunos(as) podem se tranquilizar que todos os prazos serão corrigidos com bom senso.

Os prazos de agências externas, como a Capes, não são controlados pela PRPG.  Iremos justificar nossos pedidos, mas os Programas devem trabalhar com os prazos vigentes.

Print

A Capes está flexibilizando as datas de viagens de bolsistas previstas até março de 2020. Os editais que atualmente estão abertos têm a previsão de início de mobilidade em julho, portanto iremos aguardar a evolução da pandemia nas próximas semanas, mas a Capes tem se mostrado sensível em relação a mudanças.

Agradeço a toda a comunidade da PG da USP pela grande colaboração desde o início da pandemia.

 

Carlos G. Carlotti Jr

Pró-reitor de PG

18 de março de 2020

Skip to content