(Português) Mensagem aos professores com os links de tutoriais

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Prezados Professores

 

Reforçando o Plano de Ação adotado pela nossa Unidade, seguem as diretrizes acordadas e os links de interesse para a nossa comunidade:

 

  1. Todos oscronogramas das atividadesde 16 a 20/03 serão transferidos para a semana de 23 a 27/03 e assim por diante, até que na Semana Santa estejamos em dia;
  2. Durante pelo menos estas duas primeiras semanas de suspensão das aulasINDICAMOS NÃO UTILIZAR COMUNICAÇÃO SÍNCRONA  (webconferências não são apropriadas para este período: Google Meet; Mconf; Skype e outras). Existem alunos sem acesso a internet de qualidade e/ou não têm bons equipamentos para acesso! Também por isso insistimos no emprego de uma única plataforma (Google Sala de Aula/Classroom) de maneira assíncrona, preferencialmente obedecendo os cronogramas das disciplinas, ajustados segundo o item 1 desta mensagem. Estamos monitorando permanentente os resultados, inclusive com a colaboração direta dos alunos. Se nos próximos dias verificarmos ser possível incorporar mais recursos – e isto dependerá não só da possibilidade de acesso pelos alunos, mas também da nossa disponibilidade de oferecer suporte técnico adequado – podemos avaliar a implantação de novas ferramentas;
  3. O Google Sala de Aula/Classroom é gratuito para a nossa conta Google-USP. As Disciplinas devem ser montadas pelo coordenador de cada curso e os professores devem ser convidados para participarem da Disciplina. Convide também o Prof Dalton Luis de Paula Ramos (dalton@usp.br) e a Profa Maine Skelton (mary@usp.br). Esta necessidade existe para que o suporte possa ser organizado e imediato e os relatórios de atividades da Unidade possam ser construídos.

NÃO ABRA AULA SOLTAS NO CLASSROOM! A lógica de entrega dos conteúdos deve ser de se abrir AS DISCIPLINAS e dentro delas CADA UMA DAS AULAS, dentro dos cronogramas das Disciplinas  para que o aluno possa se organizar e encontrar o material relativo a cada momento do cronograma.

Cada aula deve ser encaminhada com uma mensagem de como o aluno deve percorrer aquele conteúdo (EX: “Assista ao video OU Leia os textos e preencha os exercícios. Em até 7 dias publicarei os exercícios resolvidos.Bom estudo!”)

  1. NÃO EXAGERE NOS CONTEÚDOS! Os alunos precisam daquilo que faríamos em sala de aula! Lembre-se que ele continuará a receber TODOS os conteúdos de todas as disciplinas. Procure abrir os conteúdos no dia relativo aquela aula! Se todos os conteúdos forem depositados ao mesmo tempo, ele ficará ansioso e o processo não permitirá o timing necessário para que ele aprenda. No EaD também devem ser previstas as áreas verdes (que, no nosso caso, serão os momentos nos quais ele teria aulas práticas).
  2. OS ALUNOS ESTÃO AVISADOS que:

– receberão os conteúdos por meio do Google Sala de Aula/Classroom;

– receberão dentro do cronograma de cada disciplina (ex: a disciplina da segunda publicará na segunda e assim por diante);

– deverão fazer a gestão de sua aprendizagem, preenchendo os exercícios como roteiros de estudo e da melhor maneira, sem deixar acumular conteúdos para o estudo;

– poderão enviar suas dúvidas pelo fórum de cada aula e aguardarão o posicionamento dos professores;

– ao retornarmos às aulas presenciais, todas as disciplinas organizarão provas para que os alunos mostrem o que aprenderam e possamos rearranjar os trabalhos práticos de laboratórios e clínicas. As provas não serão aplicadas com sobreposições (mais de uma no mesmo dia da semana).

– também foram avisados que NÃO EXAGERAREMOS NOS CONTEÚDOS, focando nos conteúdos que utilizaríamos em cada uma de nossas aulas.

  1. NÃO SE ASSUSTE COM O NUMERO DE MENSAGENS DOS ALUNOS! No ensino a distância a comunidade não tem uma hierarquia definida como na sala de aula presencial. Isso empodera o aluno e ele não se sente exposto para enviar sua dúvida. Isso faz com que os alunos escrevam mesmo e, se um arquivo apresentar problemas, vários deles avisarão o professor que o arquivo está corrompido.

Explicamos a eles que cada professor fará as respostas num timing próprio, para que eles não fiquem ansiosos por demais.

Estamos prevendo que a maior parte das perguntas sejam postadas assim que as aulas estiverem disponíveis (neste dia e no seguinte).

O retorno que tivemos nessa primeira semana, de parte significativa dos alunos e professores, é muito positivo. É evidente o esforço de todos para que a estratégia adotada obtenha sucesso. Precisamos manter esse envolvimento não só por causa das nossas responsabilidades, enquanto professores, funcionários administrativos e alunos. Mas também porque estas atividades nos ajudam a manter um ritimo de trabalho que ajuda positivamente nesse momento frente as conhecidas preocupações relativas ao COVID-19. E, ainda mais paradoxalmente no momento em que estamos forçosamente isolados, já tem favorecido a integração entre nós como comunidade FOUSP!

Contamos com a adesão de todos para que a nossa experiência seja a mais tranquila possível e nossos alunos não só continuem sua formação, como também sejam suportados nesse período de isolamento social. Neste momento abriremos um grupo de WhatsApp para todos os professores poderem compartilhar dúvidas, experiências e apoio. Por favor: NÃO SAIA DESTE GRUPO ATÉ QUE O PERÍODO DE SUSPENSÃO SE ENCERRE! Precisaremos fazer comunicações imediatas aos professores e este grupo terá esta incumbência.

Quaisquer dúvidas, estamos à disposição!

Diretoria FOUSP – Prof Rodney Rocha; Prof Giulio Gavini

Comissão de Graduação – Prof Dalton Luiz de Paula Ramos (dalton@usp.br)

CPDigi/Teleodonto – Profa Maine Skelton (mary@usp.br; whats 11 99400.2577) e Leandro Costa (teleodontologia@usp.br)

Centro Acadêmico – Giovana Puga; Giovana Ruy; e, Claudia Kairalla

 

LINKS DE INTERESSE PARA A COMUNIDADE:

Workshop do dia

Skip to content