(Português) Plataforma de divulgação científica separa fatos de fake news sobre covid-19

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Criado por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, projeto também responde dúvidas do público

Mesmo com os esforços da comunidade científica e da imprensa, ainda há muita desinformação circulando a respeito do novo coronavírus. Por isso, toda iniciativa de divulgação científica responsável e bem embasada é positiva. Há várias delas sendo conduzidas pela USP e pesquisadores ligados à Universidade, e acaba de surgir uma nova: a plataforma Covid Verificado, que tem a proposta principal de fazer checagem científica de informações relacionadas à covid-19.

O projeto foi desenvolvido por um grupo de alunos de mestrado e doutorado do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. Além de um site, os pesquisadores também mantém uma página no Instagram e no Facebook.

Plataforma responde as principais dúvidas a respeito do novo coronavírus – Imagem: Reprodução/COVID Verificado

Na plataforma, é possível encontrar respostas para algumas das dúvidas mais comuns sobre o coronavírus, como o tempo que ele é capaz de sobreviver em diferentes superfícies, quais as vacinas em desenvolvimento e o que se sabe sobre possíveis tratamentos. Tudo trazido de maneira simplificada, com gráficos e imagens para facilitar a compreensão, e sempre indicando as referências científicas.

O site reúne ainda as principais atualizações sobre novas pesquisas e descobertas relacionadas à nova doença. E há também uma área em que qualquer um pode enviar suas perguntas diretamente para os pesquisadores. Para saber mais, acesse o link.

.

Skip to content