(Português) Of. PRCEU/DVACult-002/2020 – Feira virtual 2020 – USP e as Profissões

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

 

São Paulo, 05 de maio de 2020.

Of. PRCEU/DVACULT – 002/2020

 

Aos

Diretores das Unidades

Presidentes das Comissões de Cultura e Extensão Universitária

 

Prezados Professores,

 

Para a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) o Programa USP e as Profissões, dirigido aos alunos do Ensino Médio, é considerado uma das frentes de atuação mais relevantes, em especial por meio de suas duas edições anuais da Feira USP e as Profissões, como meio por excelência de aproximação da Universidade com as escolas públicas e privadas.

 

Face à pandemia de Covid-19 e todas as suas consequências que já estamos vivenciando como isolamento social e a impossibilidade da realização de eventos presenciais com aglomeração de pessoas, neste ano de ano de 2020, não temos condições de realizar as edições físicas previstas da Feira USP e as Profissões no Interior (inicialmente prevista para acontecer em Lorena, em maio) e na Capital (prevista para o campus da Cidade Universitária em agosto).

 

Assim sendo, considerando a grande demanda do público pelo conteúdo deste evento, a opção foi transformar esta ação em um evento totalmente virtual, que será ancorado em plataforma própria. Será grande um desafio a ser enfrentado não só pela equipe organizadora da PRCEU como também  por  todas as Comissões de Cultura e Extensão e coordenações de cursos de graduação da nossa Universidade

 

Para viabilizar a exposição virtual precisaremos produzir, já agora, novos materiais audiovisuais e digitais. E para que isso possa de fato acontecer, considerando que no momento não é possível realizarmos captação de imagens presenciais nas unidades, dependemos fundamentalmente que esta produção seja feita pelas unidades de ensino. A ideia é transportar para os meios digitais um pouco do trabalho que era levado e exposto nos estandes da feira física por cada um.

 

A fim de orientar e buscar uma uniformidade, enviamos um formulário anexo com os protocolos para a preparação do material bruto virtual, que cada unidade deverá providenciar. Este roteiro foi pensado para que seja possível realizar uma produção simples e mesmo de casa, sem maiores exigências técnicas ou dispêndio de tempo. Este material bruto será editado e organizado pela equipe técnica da própria PRCEU, gerando assim um conjunto de materiais uniforme e de fácil navegação pelo público.

 

 

Na produção do material, solicitamos o uso de uma linguagem, simples, clara e acessível para o público alvo (vestibulandos) e de acordo com as áreas, carreiras e profissões que a sua unidade oferece. Ao mesmo tempo, mesmo de casa e com equipamentos simples, será importante atentar para a maior qualidade técnica possível.

 

Com um trabalho colaborativo de todos e com a união de esforços de toda Universidade, certamente teremos um evento inovador e com abrangência nacional e internacional. Os desafios serão muitos, mas venceremos. Esses novos tempos exigirão cada vez mais coragem e adaptações para não deixarmos de cumprir  nossa missão de servir a sociedade.

 

 

Cordiais saudações

 

 

Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado

Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária

 

Margarida M. Krohling Kunsch

Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão Universitária

 

Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
Coordenadora do Programa “USP e as Profissões”

 

 

 

OBS.

Para maiores informações falar com:

Divisão de Ação Cultural

E-mail:proacult@usp.br
Telefone: (11) 3091-2030 / 2648-1143

 

Divisão de Comunicação Institucional

E-mail:procin@usp.br
Telefone: (11) 2648 0042

 

 

 

 

 

 

 

 

(vide anexo com instruções e orientações)

 

Anexo

 

Orientações para produção do material para o evento virtual

14ª Edição da Feira “USP e as Profissões”

 

 

  1. VÍDEOS

Como parte da Feira USP e as Profissões em versão virtual, um dos materiais que disponibilizaremos ao público será uma série de vídeos sobre os cursos da Universidade.

 

É de grande importância que o conjunto dos vídeos seja apresentado uniformemente. Tal qual na feira presencial, onde existe uma organização por estandes iguais, com a mesma linguagem visual e sinalização, buscaremos montar uma coleção de vídeos que apresente a mesma duração, linguagem e estrutura.

 

Para tal, na impossibilidade de captarmos imagens e depoimentos presencialmente nesse momento em cada unidade, solicitamos que cada uma envie para a coordenação do Programa USP e as Profissões um conjunto de vídeos brutos, dentro de determinados parâmetros, listados abaixo. Esses vídeos brutos serão então editados para a composição do conjunto de cursos da USP.

 

É válido lembrar que ao enviar o material, a Unidade está ciente de que as imagens serão editadas e publicadas, implicando, portanto, em uma autorização e concordância para isso.

 

Diretrizes para envio do material:

 

Cada Unidade enviar o seguinte pacote com ao menos 5 vídeos:

(um pacote para cada curso da unidade)

 

  • Coordenador do curso apresentando, com características gerais, mercado de trabalho, etc;
  • Outro docente dando um depoimento e contando mais algumas curiosidades sobre o curso;
  • 1 estudante do 1o ou 2o ano (depoimento);

 

 

  • 1 estudante de último ano (depoimento);
  • Um ex-aluno que hoje se destaca no mercado.

 

 

Além dos depoimentos, enviar vídeos ou fotos de arquivo que mostrem o departamento em funcionamento. Nos casos em que há atividades de laboratório, ateliê, estúdio, trabalho de campo etc, tentar buscar as imagens de arquivo que sejam interessantes de mostrar.

 

 

  1. ORIENTAÇÕES TÉCNICAS
    (quem grava os vídeos deve seguir esse check list)
  • Cada um dos vídeos do pacote, brutos, deve ter entre 1 e 3 minutos
  • Gravar com a máxima resolução disponível no aparelho/dispositivo disponível (se necessário, disponibilizar espaço de armazenamento ou cartão de memória específico)
  • Iluminação não pode ser pouca nem excessiva.
  • Não gravar com contraluz / procurar iluminação frontal e lateral / cuidar com excesso ou estouro de iluminação. Se possuírem equipamento de iluminação procurem utilizar em um formato em que elimine sombras.
  • Buscar fundos neutros e limpos ou desfocados ou com elementos que façam referência ao curso
  • Gravar no formato horizontal
  • Priorizar o uso de microfones externos (lapela ou direcional) e gravar em ambientes sem ruídos externos e nem eco
  • Usar apoio fixo ou tripé (evitar alguém segurando o aparelho sem apoio).
  • Verificar a limpeza da lente

 

 

  1. ENVIO DO MATERIAL

 

Os responsáveis pelo envio dos vídeos devem acessar a Pasta do Google Drive – conforme endereço (clique): 14ª Edição – Feira “USP e as Profissões” – Edição Virtual 2020

 

Dentro desta pasta estarão relacionados todos os cursos da Universidade de São Paulo. Cada Unidade deverá localizar seu(s) curso (s) e realizar o carregamento dos vídeos de acordo com as indicações das pastas.

 

DATA LIMITE PARA O ENVIO DO MATERIAL:  08 de junho de 2020.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Skip to content