(Português) Divulgação – Assuntos relativos à Pós-Graduação

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Com o objetivo de atualizar assuntos relativos à Pós-graduação, encaminho um vídeo gravado no dia de hoje com o Prof. Benedito Aguiar, Presidente da CAPES, sobre assuntos de interesse de toda a comunidade da Pós-graduação da USP.

Destaco alguns pontos que foram abordados pelo Prof. Benedito:

Novos critérios para distribuição de bolsas

Portaria nº 34;

Sinalização da necessidade de aperfeiçoamento nos critérios;

Editais Covid-19.

 

Avaliação

Manutenção da avaliação quadrienal atual;

Modelo multidimensional para o próximo quadriênio;

Relatório Sucupira de 2020 no final deste ano ou no máximo no início de 2021;

Mudança no número de áreas de avaliação para o próximo quadriênio;

Simplificação do processo de avaliação no futuro.

 

Mudança no PROAP e PROEX

Alteração nos critérios;

Flexibilidade no uso do PROAP já no segundo semestre de 2020.

 

PNPD

Mudanças importantes no programa.

O vídeo está disponível em: https://youtu.be/j2jUtMrcn2c.

A USP já encaminhou recentemente para a CAPES documentos com sugestões de aperfeiçoamentos necessários nos Critérios de Distribuição de Bolsas e enfatizando a importância do Pós-doutorado para a pesquisa e formação de pessoal, mas estimulo a todos a continuarem a discutir novas propostas para serem discutidas com a Agência. Espero que o vídeo possa colaborar com este processo.  Os documentos enviados para CAPES citados no vídeo se referem aos critérios de bolsas e ao PNPD e podem ser visualizados em: http://www.prpg.usp.br/attachments/article/6489/Documento-bolsasUSP-Capes.pdf http://www.prpg.usp.br/attachments/article/6489/Oficio44-2020-CAPES-Presidente.pdf.

Encaminho ainda planilha que mostra o número de bolsas da CAPES em nossos programas de Pós-Graduação em 3 situações, antes das mudanças da portaria 34, após a portaria 34 e as bolsas Covid-19. Finalmente nas últimas colunas temos os números resultantes das diferenças antes e após estas mudanças. No geral, a USP aumentou seu número de bolsas  (Total 382), mas com algumas importantes distorções internas.

As planilhas estão disponíveis no link: http://www.prpg.usp.br/attachments/article/6489/BolsasCAPES_DS_PROEX_Concessao2020_COVID-19.pdf.

 

Skip to content