(Português) Live: “As situações de estresse e o impacto na saúde bucal”

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Em live transmitida no dia 19 de maio, a Profa. Dra. Ana Cecilia Aranha do Departamento de Dentística da FOUSP e 0 Prof Dr. Paulo Vinícius Soares da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal (FOUFU), discutiram um importante assunto, ainda mais em tempos de pandemia: “as situações de estresse e o impacto na saúde bucal”.
Os docentes analisaram como o estresse, a ansiedade, e a rotina estão causando problemas sérios na saúde bucal, focando nos casos de lesões não cariosas. Essas lesões são os desgastes de partes da estrutura dentária, resultando em inúmeros problemas para a qualidade de vida do paciente, como o mais conhecido: sensibilidade ao quente e/ou gelado.

A explicação dos profissionais tem seu grau de relevância por conta do aumento de conflitos e dificuldades psicológicas provocadas pela pandemia, que são estímulos para agravar o desgaste dentário. Contudo, as lesões severas são apenas reflexos do estilo de vida contemporâneo, pautado no destempero e compasso acelerado, que já era extremamente presente no pré-pandemia. Para mais, a Profa. Dra. Ana Cecília, destaca, como esse ritmo da sociedade vem acelerando o processo de desgaste, ao ponto de bocas sofríveis que antes eram claramente associadas à pessoas de meia idade, hoje podem estar entre jovens de vinte e poucos anos.
Após examinar em plenitude as causas que vem acelerando cada vez mais o processo de lesões cervicais não cariosas, os professores trouxeram as possibilidades de tratamentos e a combinação de ações para melhor atender o paciente. Com toda a discussão, explicação e conclusão, o professor Paulo Vinícius e a professora Ana Cecilia fecharam a live respondendo perguntas das pessoas que acompanharam a aula.
Para melhor compreender todo o assunto, clique para assistir a live  e também uma reportagem da FOUSP, com destaque para a entrevista da Profa. Dra. Ana Cecilia Aranha, presente no texto.

Skip to content