(Português) Comissão de Biossegurança da FOUSP estuda parâmetros para quando houver a retomada das atividades

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Nesse mês de maio, a COMISSÃO de BIOSSEGURANÇA da FOUSP sob a presidência do Prof. Dr. José Leonardo Simone ampliou o número de docentes participantes para que sejam elaboradas estratégias de retomada das atividades presencias em ambientes de sala de aula, laboratório e clínica, quando isso for viável.

Muitos dos parâmetros de biossegurança que serão adotados na FOUSP, serão definidos pela Reitoria da USP para todas as Unidades de Ensino, mas obviamente a nossa unidade possui algumas especificidades que serão discutidas por esse grupo de trabalho.

A presente comissão possui por meio dos Professores Doutores Giulio Gavini e Dalton Luiz de Paula Ramos uma representação no Grupo de Trabalho que estuda as estratégias e planos de retorno às atividades acadêmicas presenciais nas universidades estaduais da USP, UNICAMP e UNESP. Além disso, o Prof. Dr. Carlos Adde representa a FOUSP no Grupo de Trabalho da ABENO, que está discutindo questões de Biossegurança no Ensino de Odontologia em contexto Nacional.

Importante ressaltar que, muito embora não esteja no âmbito da Comissão de Biossegurança discutir questões acadêmicas, as mesmas são eixos norteadores das atividades que serão propostas.

Sistemas de refrigeração e ventilação

Nas últimas semanas, foi feito um levantamento da infraestrutura e condições dos equipamentos, e a maior parte desses sistemas presentes em salas aulas, laboratórios e clínicas se encontram em boas condições e dentro das normas da ABNT e ANVISA. A exceção feita é a clínica lilás, onde será instalado um aparelho complementar apenas de exaustão.

Atividades Ensino adequadas aos espaços físicos

O número de docentes, discentes, técnicos-administrativos e pacientes que ocuparão os espaços de sala de aula, laboratório e clínica será revisto. Para as salas de aula e laboratórios, por exemplo, não será possível acomodar toda a turma de alunos de uma só vez.

Clínica Odontológica

Já está sendo debatida uma proposta de fluxo de pacientes, técnicos-administrativos, discentes e docentes para as atividades de ensino na clínica. A rotina dessas atividades será bastante diferente do que atualmente está ocorrendo. Pode-se adiantar, por exemplo, que a entrada principal da clínica será de uso exclusivo para os pacientes, sendo que servidores, alunos e professores entrarão no ambiente clínico somente pelo piso inferior aonde se localiza os vestiários e almoxarifado.

Um novo fluxo no sistema de acolhimento do paciente será discutido e será feita total readequação da sala de espera da clínica, sendo que as cadeiras ao longo dos corredores externos das clínicas, por exemplo, serão removidas. A rotina de trabalho da Central de Esterilização também será totalmente revisto.

Manual de Biossegurança

Os membros da Comissão foram divididos em grupos menores e será elaborado um Manual de Biossegurança para todos os docentes da Comunidade da FOUSP.

Há muito trabalho a ser feito nos próximos meses para elaborar detalhadamente os procedimentos que deverão ser adotados quando da retomada das atividades de ensino.

Skip to content