(Português) Atuais ações da Comissão de Graduação

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Aconteceu no dia 25 de maio de 2020, a reunião da Comissão de Graduação, presidida pelo Prof. Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos, com a participação de todos os seus membros. Na pauta, o Presidente informou que houve reunião do Conselho de Graduação e os três principais pontos foram:

– aprovação dos critérios conjuntos para análise dos pedidos de revalidação de diplomas estrangeiros;

– resolução que permitirá a avaliação consecutiva, uma prova possível de ser aplicada se na recuperação o estudante não atingir a nota mínima. Quando a resolução for publicada, cada Comissão de Graduação terá autonomia para decidir sua implementação, critérios de aplicação e a possibilidade de quebra de requisitos, de acordo com a especificidade de cada disciplina;

– o sistema Júpiter será excepcionalmente flexibilizado para que as Unidades possam manter as disciplinas abertas e concluí-las no período que for mais adequado, pois dependem de atividades práticas e reposição de conteúdos.

Sobre a reposição, o Prof. Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos prevê um período mais longo. A Comissão deliberou que, para elaborar um plano detalhado de retorno, é fundamental dar andamento às avaliações programadas para o período de 26/06 a 06/06, relativas aos conteúdos até agora oferecidos em atividades pedagógicas não presenciais, uma vez que os resultados dessas avaliações e a análise dos responsáveis pelas disciplinas sobre os conteúdos faltantes (teóricos e/ou práticos) é que nortearão o planejamento, inclusive se haverá antecipação de conteúdos além dos já ministrados pelas disciplinas ODE 0308 e ODS 0708.

A Comissão de Graduação também comprometeu-se a estudar a possibilidade de um período de férias aos estudantes, a depender da avaliação das disciplinas e das indicações da Reitoria sobre o calendário acadêmico nesse período de excepcionalidades.

Para o plano de retorno, o Presidente da Comissão apontou que a FOUSP participa de vários grupos para elaboração de estratégias de retomada das atividades presenciais: grupo de trabalho formado pelos Presidentes das CGs da área da saúde na USP; grupo de trabalho dos coordenadores dos cursos de graduação de Odontologia das Universidades Estaduais Paulistas; grupo de trabalho na ABENO e, internamente, há um grupo formado pelos membros da Comissão de Biossegurança, da Clínica Odontológica e docentes convidados, liderados pelo Vice-Diretor, para estabelecer os protocolos para aulas, atendimento e convivência baseados nas orientações dos órgãos sanitários.

As reuniões da Comissão de Graduação têm sido preparadas de acordo com as demandas da época, os membros da Comissão têm participado de variados formatos de reuniões com grupos de estudantes, captando suas impressões e necessidades para adaptações que facilitem o processo atual.

Skip to content