(Português) Noite de Prêmio Professor Flavio Fava de Moraes

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Na última terça-feira, dia 30 de junho, foi realizado a entrega do tradicional Prêmio Professor Flávio Fava de Moraes. Criado em 2004, é mais um incentivo a pesquisa na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. O evento contou com a presença ilustre do Professor Emérito Flávio Fava de Moraes. Grande pesquisador, o docente graduou-se pela Faculdade de Odontologia, onde cursou até a sua Livre-Docência. Depois disso, um projeto de pesquisa levou-o para a Universidade de Michigan, onde foi professor convidado e concluiu seu pós-doutorado. Docente por muitos anos do Instituto de Ciências Biomédicas, ocupou o cargo de reitor da USP de 1993 a 1997. Seus maiores méritos, contudo, são acadêmicos, foi muito premiado por sua vasta produção e é citado em inúmeros trabalhos.

“É um prêmio consagrado, respeitado, no tempo e no compromisso. Compromisso de incentivar a produção científica de nossos docentes pois fazemos parte de uma Universidade de Ensino, Pesquisa e, assim, nada mais nobre, trazer estímulos a quem milita em contribuir com avanços nas suas áreas de conhecimento, fazendo pesquisa, divulgando seus resultados e orientando novas gerações de professores e pesquisadores”, enalteceu o diretor, Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, em seu discurso de abertura.

A edição deste ano foi realizada por videoconferência, por conta do momento de pandemia e isolamento social. “Esses dias de confinamento que esta pandemia nos colocou, são várias as reflexões e, talvez, aquela que nos traz maiores preocupações é a incerteza do presente e do futuro. Como é que vamos resolver esse problema que é o coronavirus? Mas, fica, como alento, evidente: será pela ciência! Não só para resolver a doença covid-19, mas, com muita certeza, para um futuro econômico e social mais seguro. Devemos estar preparados cientificamente. Não que os pesquisadores tem a verdade, mas que , por distintas opiniões e resultados, uma vez confrontados e discutidos, iluminam as tomadas de decisões. Agora, nesta noite, estamos valorizando a ciência e as sua apalicações. Pode até ser pequeno para muitos, mas é enorme, com grande significado para a nossa comunidade odontológica”, completou o Prof. Dr. Rodney.

Mesmo online, o evento contou com grande participação de docentes e discentes, entre eles os da diretoria da FFO: Atlas Edson Moleros Nakamae, Diretor Presidente; Giuseppe Alexandre Romito, Vice-Diretor Presidente; Adriana Bona Matos, Diretora Vogal e Carlos Alberto Adde, Diretor Tesoureiro, além do Vice-Diretor da FOUSP, Prof. Dr. Giulio Gavini.

Coube a Profa. Dra Daniela Prócida Raggio, Diretora Secretária da FFO, a tarefa de mestre de cerimônia, conduzindo o evento e anunciando seus vencedores, com maestria.

Vamos aos premiados da noite:

Categoria Prêmio de Publicação de Maior Impacto (com base em publicação na revista científica de maior impacto no ano 2019 – definido pela Web of Science)

  1. Josete Barbosa da Cruz Meira
  2. Fernando Neves Nogueira
  3. Alyne Simões Gonçalves

 

Categoria Prêmio de Qualidade da Produção Científica (com no maior número de citações na bases scopuis no ano de 2019)

  1. Fausto Medeiros Mendes
  2. Paulo Francisco Cesar
  3. Daniela Prócida Raggio

 

Categoria Prêmio de Produtividade Científica – RTP e RTC

  1. Giuseppe Alexandre Romito
  2. João Gualberto de Cerqueira Luz
  3. José Carlos Pettorossi Imparato

 

Categoria Prêmio de Produtividade Científica – RDIDP

  1. Claudio Mendes Pannuti
  2. Paulo Henrique Braz da Silva
  3. Emiko Saito Arita

 

Categoria Prêmio de Pesquisa Clínica de Maior Impacto

  1. Mariana Minatel Braga Fraga
  2. Ana Cecília Correa Aranha
  3. Claudio Costa

 

Categoria Prêmio de Produtividade Científica para Jovens Docentes – RDIDP

  1. Alexandre Hugo Llanos

 

Skip to content