(Português) FOUSP lança o Grupo de Apoio Didático-tecnológico (GADt)

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Comissão Coordenadora de Curso, apoiada pela Comissão de Graduação, apresentou aos docentes da Faculdade de Odontologia o Grupo de Apoio Didático-Tecnológico (GADt)  criado para estabelecer uma referência institucionalizada na FOUSP quanto aos princípios pedagógicos, manuseio e aplicação de ferramentas digitais no ensino-aprendizagem da graduação. Tal iniciativa deve-se pelo período excepcional em que as atividades presenciais de graduação foram substituídas por atividades utilizando tecnologias de informação e comunicação para prevenção de contágio pela Covid-19.

O Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito abriu o evento, que foi prestigiado por 92 docentes, agradecendo o interesse de todos e principalmente o empenho do Grupo formado pelos Professores Doutores Ana Estela Haddad, Celso Zilbovicius, Fernanda Campos de Almeida Carrer, Luciana Corrêa, Mary Caroline Skelton de Macedo e Neide Pena Coto que, em curto espaço de tempo elaborou o guia, criou a página no site da FOUSP, formulário para comunicação com o corpo docente e ações vindouras, como a criação de tutoriais para orientar o uso de diferentes ferramentas, em suas diversas possibilidades.

Em seguida, a Profa. Dra. Luciana Corrêa apresentou o Guia de apoio ao docente no uso de mídias digitais para o ensino de graduação, passando a palavra a cada membro para explicar cada parte que compõe o material.

O Diretor, Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, agradeceu imensamente, tanto a Comissão de Graduação, quanto o Grupo de Apoio Didático-Tecnológico, pelo intenso e valoroso trabalho desenvolvido nesse período tão atípico ao mundo inteiro.

Agora, passa a ser função desse grupo a assessoria pedagógica ao corpo docente quanto às novas tecnologias educacionais e o ensino-aprendizagem mediado por tecnologias digitais para a graduação; assessora na elaboração de material didático destinado à veiculação por mídias digitais para o ensino da graduação; assessoria à Comissão Coordenadora de Curso quanto às referências acerca de modalidades, requisitos curriculares e implementação de tecnologias de ensino-aprendizagem remoto; criação de guias, informativos e outros materiais de esclarecimento acerca de conceitos, práticas e características de temas ligados a direitos autorais, direitos patrimoniais e repositórios de recursos educacionais na FOUSP e na USP, bem como legislação pertinente a cada modalidade de educação presencial, semipresencial (formato híbrido) e educação a distância e orientação do corpo docente quanto à capacitação no uso de ferramentas digitais.

Para comunicação com o GADt acesse o formulário de dúvidas.

 

 

 

 

 

Skip to content