Jornada Acadêmica da Liga Interdisciplinar de Implantodontia: “Os desafios estéticos da implantodontia”

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Na última quarta-feira, 26 de agosto, teve início A Jornada Acadêmica da Liga Interdisciplinar de Implantodontia (LII), da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), promovida pelo Centro Acadêmico XXV de Janeiro. O evento que será realizado de forma totalmente online, com duas palestras por dia, e tendo duração de dois dias, organizado pelos alunos de graduação que buscam complementar o conteúdo oferecido pela graduação.

Abrindo com a palestra do Prof. Dr. Mario Groisman, especialista em implantodontia pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), atualmente lecionando no curso de especialização da Faculdade São Leopoldo Mandic, teve oportunidade de abordar “Os desafios estéticos da implantodontia”.

Logo no início, o Dr. Mario Groisman, optou por apresentar um histórico do tratamento odontológico estético com implante. Em como era um processo demorado nos anos 1980, com uma janela de 6 meses entre o primeiro contato com o paciente, passando por uma avaliação quanto a possibilidade de uma intervenção cirúrgica, espaço para colocação, disponibilidade óssea, possibilidade de rejeição, retira do dente, cicatrização, colocação do implante.

Após essa análise, explicando um contexto histórico, foi o momento de apresentar casos, demonstrando a evolução da área estética de implante. Em como o número de pacientes com rejeição caíram com o passar dos anos, tendo métodos com implantes bioabsorvíveis. Seguindo, o palestrante destacou como o cirurgião-dentista deve ter preocupação com a melhor análise possível do caso, considerando todas as opções de tratamento, acompanhando protocolos para utilizar a melhor técnica.

Seguindo a mesma linha de discussão, mas com enfoque ainda mais recente, o professor convidado apresentou uma diretriz extremamente recente, considerando o estudo completo de implantodontia, do ano de 2005. Trata-se da publicação de um critério objetivo para avaliação de estética peri-implantar, feita por um grupo suíço de estudos, sendo mais assertiva na avaliação do que anteriormente.

Ao final, o professor convidado respondeu dúvidas de quem acompanhou a aula, como a colocação imediata de implantes nos casos de dentes com lesão periapical depende da situação, o uso de enxerto conjuntivo em implantes imediatos, casos de perda gengival de pacientes com implantes.

Para conferir a aula do Prof. Dr. Mario Groisman na íntegra, acesse:

Skip to content