(Português) Encontro Acadêmico Mestrados Profissionais: origem e tendências

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

No dia 18 de agosto foi realizado, por meio de plataforma digital, o Encontro Acadêmico Mestrados Profissionais: origem e tendências.
Tivemos o privilégio de contar com a participação do Coordenador de Área da CAPES, bem como de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da USP e UNIFESP. A inscrição de aproximadamente 200 profissionais da área da saúde de todo o Brasil nos estimula a continuar com os Encontros, na expectativa de fomentar o debate acerca da potência da interdisciplinaridade e do trabalho colaborativo entre os grupos, em sintonia com essa Direção e consoante com o projeto acadêmico da FOUSP.
Neste encontro, mediado pela Profa. Simone Rennó Junqueira, estiveram presentes o Prof. Marcelo de Carvalho Borba – Coordenador da Área de Pós-graduação em Ensino na CAPES, 2018-2022; a Profa. Wanda Maria Russo Günther – Coordenadora do MP Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, FSP-USP; a Profa. Sylvia Helena Souza da Silva Batista – Coordenadora do MP Ensino em Ciências da Saúde, UNIFESP; e a Profa. Maria Ercilia de Araujo – Coordenadora do MP Formação Interdisciplinar em Saúde, 2014-2017.
O Prof. Marcelo apresentou o contexto de criação dos Mestrados Profissionais, bem como algumas especificidades quanto a esta modalidade de Pós-Graduação. As Profas. Wanda, Sylvia e Maria Ercilia relataram os percursos de criação dos respectivos programas, a articulação com os serviços e os produtos gerados. Foram debatidos os desafios e perspectivas, que incluem a possibilidade de um Doutorado Profissional em Rede.
Tivemos também o apoio da Comissão de Cultura e Extensão, bem como do Centro de Produção Digital – CPDigi, que disponibilizou a gravação em seu canal digital.
Já temos agendados outros dois encontros, também de forma virtual, no intuito de ampliar, gradativamente, os contatos com profissionais da rede de serviços de saúde, bem como disseminar o trabalho desenvolvido pelos colegas.
20 de outubro, 19h30 – Mestrado Profissional e os produtos educacionais para a gestão em saúde pública.
15 de dezembro, 19h30 – Mestrado Profissional e os produtos educacionais para a educação permanente em saúde.

Profa. Dra. Simone Rennó Junqueira
Chefe do Departamento de Odontologia Social

Comissão organizadora dos Encontros Acadêmicos
Profa. Dra. Eucenir Fredini Rocha
Profa. Dra. Carina Domaneschi
Prof. Dr. Rogério Nogueira de Oliveira
Profa. Dra. Simone Rennó Junqueira
Pós-graduanda Aline Almeida Martins
Pós-graduanda Silvia de Souza Rolim

Skip to content