(Português) III Jornada Acadêmica da Liga Interdisciplinar das Neoplasias Bucais

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Nos dias 19, 20 e 21 de agosto aconteceu a III Jornada Acadêmica da LINB, abordando temas na área da Estomatologia, oncologia e odontologia hospitalar. Os alunos Paula Joaquin Bratfisch Lins e Felipe da Costa Munhós, presidente e vice-presidente da LINB, deram início à Jornada, que aconteceu pela primeira vez de forma totalmente on-line através do canal de YouTube da LINB.

No primeiro dia (19/08) iniciou-se a jornada com a palestra “Atualizações sobre o Líquen Plano Oral” com a Profa. Dra. Ana Carolina Fragoso Motta da FORP-USP em que foi possível aprender mais sobre as apresentações clínicas deste tipo de lesão e também das controvérsias em relação ao seu potencial de malignização e tratamentos. Em seguida, a palestra “Atualidades da terapia alvo e imunoterapia em câncer de cabeça e pescoço” com o Prof. Dr. Thiago Oliveira, médico do AC Camargo, apresentando as novas pesquisas e inovações no tratamento oncológico por meio de imunoterapia e terapia alvo, com um olhar médico no tratamento dos pacientes oncológicos de cabeça e pescoço.

No segundo dia (20/8) a palestra “Pacientes oncológicos e COVID-19” com a Profa. Dra. Juliana Schussel da UFPR trouxe um panorama muito atual do tratamento desses pacientes em momento de pandemia, das dificuldades que o período de isolamento social pode implicar no diagnóstico precoce e acompanhamentos de rotina dos mesmos e em seguida o Prof. Dr. Paulo Santos da FOB-USP falou sobre as principais manifestações orais das doenças oncohematológicas, mostrando diversos casos clínicos que auxiliaram no entendimento do tema que é tão vasto.

No dia 21, último dia, a Profa. Dra. Silvia Lourenço da FOUSP apresentou o tema sobre a microscopia confocal no câncer de língua, sua importância e a possibilidade da sua utilização no diagnóstico precoce do carcinoma epidermóide e interessando muito os participantes, que acharam a tecnologia inovadora e pouco invasiva. Por último, a Profa. Dra. Carina Domaneschi, também coordenadora da LINB e desta Jornada, trouxe as complicações orais do tratamento oncológico de cabeça e pescoço, trazendo a realidade da LINB para o evento e fechando-o com chave de ouro.

Ao final de cada palestra, os palestrantes responderam perguntas dos participantes, o que proporcionou interessante troca de conhecimento e abertura para tirar quaisquer dúvidas que tivessem ficado pelo caminho, além dos sorteios de brindes para os inscritos e presentes na live.

Foram aproximadamente 350 inscritos, entre alunos de graduação e pós-graduação da FO-USP e de outras IES e cirurgiões-dentistas de todo o Brasil e alguns países da América Latina, que circularam entre estes 3 dias da Jornada, abrangendo um grande público interessado na área com um evento de baixo custo, alta qualidade e inclusivo, uma vez que também foi possível fazer pedidos de isenção de taxa aos participantes em maior vulnerabilidade financeira, participantes de programas sociais e de permanência estudantil, como Bolsa SAS (alunos USP), PRO-UNI e Cadastro Único.

Em meio a diversos elogios, é possível perceber o quanto foi enriquecedor aos participantes e também à gestão da LINB de 2020 que teve a oportunidade de organizar um evento cientifico de maneira colaborativa e de alta qualidade.

O sucesso do evento, mesmo fora dos moldes convencionais, estimulou a LINB a dar continuidade a este evento para os anos seguintes e divulgar ainda mais conhecimento e desenvolvimento científico da área.

Para que o evento fosse feito com excelência, a gestão da LINB contou com o apoio da FO-USP, principalmente da Comissão de Cultura e Extensão, setor financeiro e informática, além do apoio das empresas GUM Brasil e XeroLacer Perioxidin.

Para mais informações dos próximos eventos da LINB, acompanhe-os nas redes sociais:

Instagram: @linbfousp

Facebook: https://www.facebook.com/ligadeneoplasiasfousp

Skip to content