(Português) FOUSP na midia: Momento Odontologia #69: Odontologia Legal se consolida e se expande como campo de atuação para o cirurgião-dentista

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A área já é prevista na lei que regulamenta a profissão, mas o trabalho dos precursores da Odontologia Legal na USP, na Unicamp e nas Federais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais contribuiu para que hoje o Conselho Federal de Odontologia (CFO) tenha mais de 800 especialistas registrados

Por  – Editorias: – URL Curta: jornal.usp.br/?p=350269
Download file | Play in new window | Duration: 9:01

A odontologia, como muitos sabem, conta com várias áreas de atuação. Uma delas é a Odontologia Legal, como prevê o inciso 4° do artigo 6° da Lei 5.081, que regulamenta o exercício da profissão do cirurgião-dentista.

Nos últimos anos, o odontólogo legal esteve presente em casos de grande repercussão, como acidentes aéreos e a tragédia em Brumadinho. “A odontologia forense é um campo de atuação pericial do cirurgião-dentista”, explica o professor Rogério Nogueira de Oliveira, do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, ao Momento Odontologia desta semana. Segundo Oliveira, o trabalho é amplo, já que vai “desde a identificação humana até atribuições da deontologia, o estudo dos direitos e deveres no campo da atuação profissional”.

A especialização na área cresceu bastante e Oliveira acredita que o aprofundamento desse campo de atuação está avançado, já que “tem uma consolidação e cursos de formação pelo Brasil inteiro”. Existem cursos de assessoria para empresas, treinamentos e atualização em perícia, além de auditorias odontológicas, e, “com recursos on-line, as facilidades aumentam e as distâncias diminuem”, destaca o professor. Além disso, a área de atuação também foi expandida. Apesar de a maior parte ser nos âmbitos cível e criminal, “outra possibilidade é a atuação de assessoria, para indústrias e empresas”. Nesse caso, o profissional pode ajudar defendendo a empresa em casos de atendimento ao consumidor, em problemas com produtos vendidos. “As possibilidades são inúmeras e vão muito além da comparação dos elementos dentários.”

Com a área em crescimento, Oliveira ressalta que a Odontologia Legal está “consolidada e reconhecida nacionalmente”. Além disso, enfatiza a representação internacional pelas pesquisas produzidas e publicadas e pela “participação efetiva de brasileiros nas entidades internacionais”. O futuro, segundo o professor, é promissor. “Haverá um aumento das demandas, porque está tendo um aumento da qualificação adequada e isso pode ser um espaço para esses profissionais que estão se especializando.”

Ouça no player acima o episódio completo do Momento Odontologia desta semana.

Produção e Apresentação: Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição Sonora: Gabriel Soares
Edição Geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: segunda-feira, às 8h05
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
Veja todos os episódios do Momento Odontologia
Skip to content