(Português) Odontologia do Esporte: docente da FOUSP fala da importância em live

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Na noite de quarta-feira, 09 de setembro, a Profa. Dra. Neide Pena Coto, participou de uma live abordando a “Importância da Odontologia do Esporte”.

Como uma especialidade que está ganhando cada vez maior destaque entre os cirurgiões-dentistas, a docente fez questão de enfatizar que a odontologia do esporte vai muito além do protetor bucal, com inúmeras áreas de atuação. Traçando um paralelo entre os diversos atletas e suas demandas, considerando aspectos do atleta profissional e do amador, e ainda as muitas modalidades existentes.

Dentro dessa perspectiva, com as diferenças entre as necessidades da cada pessoa que pratica esporte, indo além da modalidade e desempenho, com questões alimentares envolvidas. Em como uma dieta pode influenciar na saúde bucal, com alimentos ácidos e industrializados que podem ser prejudiciais, tendo uma correlação com casos de hipersensibilidade e lesões cervicais não cariosas.

Voltando o foco para o atleta profissional, a Dra. Neide Pena Coto destacou como esse segmento está em constante pressão e estresse. “O atleta de alto rendimento está sempre se cobrando e sendo cobrado por resultados, gerando um estresse que é extremamente prejudicial para a saúde bucal, rangendo e apertando os dentes durante a prática da modalidade”, explicou a professora.

Por fim, é evidente a necessidade de cuidado com a saúde bucal, em aspectos de alimentação, proteção contra impacto, doenças periodontais e demais desconfortos. Por isso, o protetor bucal personalizado é tão indicado para quem pratica esporte — profissional ou não — em todas as modalidades, sempre confeccionado por um cirurgião-dentista. Além disso, o acompanhamento pelos profissionais da odontologia é o fator mais importante, tendo sempre uma segurança quanto a saúde bucal.

Skip to content