(Português) FOUSP na mídia: Está no home office e sua dor de cabeça não passa? A causa pode estar nos seus dentes

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

publicado em Globo.com

 

  • MARIA LUIZA DOURADO

 ATUALIZADO EM 

fracasso_erro_estresse (Foto: Thinkstock)
O que nem todos imaginam é que a origem das dores de cabeça pode estar nos dentes (Foto: Thinkstock)

Entidades de saúde pelo mundo informam que a pandemia aumentou a ocorrência de depressão, ansiedade e estresse na população. A soma de tarefas domésticas habituais com homeschooling e home office, além da preocupação de muitos com o dinheiro no fim do mês, tem responsabilidade nesse quadro — e potencial para causar dores físicas, como dor de cabeça e no rosto. O que nem todos imaginam é que a origem do sofrimento pode estar nos dentes.

Giuseppe Romito, professor titular da disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia da USP, destaca: “Existe um grande número de pessoas que vão em ortopedistas, neurologistas, otorrinolaringologistas e que, por falta de uma cooperação multidisciplinar, não ventilam a possibilidade de o sofrimento ser uma questão da área odontológica. Isso reflete em cefaleia, que é a dor de cabeça, em dor cervical, dor muscular e até dor de ouvido”.

Uma vez que o apertamento e o bruxismo começam por questões emocionais e não são praticados de maneira consciente pelo paciente, como durante o sono, o especialista aponta ainda para a importância do tratamento psicológico. “O dentista controla a situação, cessa o dano e, consequentemente, a dor. Porém, considerando que os problemas são causados por questões emocionais, o tratamento com psicólogos e psiquiatras atua na origem.”

Skip to content