(Português) I Fórum Virtual debate: Alternativas de tratamento para doença cárie em tempos de coronavírus

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

I Fórum Virtual de Saúde debate: Alternativas de tratamento para cárie dentária em tempos de coronavírus

Na quinta-feira, 22 de outubro, foi realizado o I Fórum Virtual de Saúde Bucal da Rede Regional de Atenção à Saúde 4 (RRAS) como parte das atividades do projeto  Integrando Ensino-Serviço em Saúde Bucal (http://www.fo.usp.br/pos/?page_id=5885) que é uma iniciativa do Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP, em parceria com o Grupo Técnico de Saúde Bucal da Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS4 – Mananciais), que ocorre desde 2018 sob coordenação do Prof Marcelo Bönecker.

Nos últimos anos, docentes da FOUSP ministraram palestras para Cirurgiões-Dentistas, TSBs e ASBs no Fórum Anual de Saúde Bucal do Grupo Técnico de Saúde Bucal da Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS4 – Mananciais) com a finalidade de comemorar o Dia do Dentista e da Equipe de Saúde Bucal.

Esse ano, devido a pandemia, o Fórum ocorreu de forma virtual e o tema escolhido foi “Alternativas de tratamento para cárie dentária em tempos de coronavírus”.

A atividade foi aberta pela Dra. Olga Maria Dias Pires, coordenadora de Saúde Bucal do Municipio de Embu das Artes e coordenadora do Grupo Técnico de Saúde Bucal da Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS4 – Mananciais), que se dirigiu aos mais de 150 cirurgiões-dentistas, TSBs e ASBs presentes saudando a todos e parabenizando pelo Dia do Dentista e da Equipe de Saúde Bucal. Dra. Olga também agradeceu ao Professor Marcelo Bönecker que como coordenador do projeto ficou responsável pela parte cientifica e com o apoio da Empresa SHOFU conseguiu organizar o encontro de maneira virtual.

A palestra foi transmitida através do YouTube, e ministrada  pela Dra. Letícia Yumi Arima, graduada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná (2010), com especialização em odontopediatria (2013), mestrado em saúde coletiva (2015), e doutoranda em odontopediatria pela FOUSP.

A Profa. Dra. Letícia Yumi Arima relatou que no contexto da pandemia, a Odontologia foi uma área extremamente afetada considerando o potencial de infecção e contaminação cruzada através de secreções, e principalmente de resíduos aerossóis. Deste modo, as consultas eletivas e preventivas foram interrompidas, afetando a orientação natural dos cirurgiões-dentistas aos principais cuidados com a saúde bucal. Nesta linha, a palestrante destacou como a mudança na rotina familiar transformou os hábitos alimentares das pessoas, com um aumento considerável do consumo de alimentos ultraprocessados, industrializados e com teor elevado de açúcares.

Por conta dos dois fatores anteriormente citados — paralisação de consultas eletivas e alteração nos hábitos alimentares — a incidência de lesões de cárie é uma preocupação primordial. Por isso, Letícia Yumi Arima indica aos profissionais de saúde buscarem manter contato com seus pacientes, principalmente as crianças, orientando quanto a importância em se manter uma dieta saudável, rica em uma diversidade de vitaminas, e evitando ao máximo doces, bolachas, refrigerantes, sucos industrializados. E em paralelo, se a escovação com dentifrício fluoretado, uso de fio dental e demais cuidados não forem suficiente, sendo necessário o tratamento de cárie, deve-se utilizar técnicas de mínima intervenção, que não gerem resíduos aerossóis.

O tratamento de mínima intervenção anteriormente foi pensado para ser utilizado em locais que não apresentavam toda a estrutura complexa de um consultório amplamente equipado. Contudo, atualmente há uma discussão que olha a questão por outra ótica, na qual a odontologia de mínima intervenção pode ser utilizada em diversas situações, reduzindo custos, procedimentos invasivos e tempo de recuperação.

Os inúmeros procedimentos existentes na técnica de mínima intervenção da odontologia foram detalhadamente explicados na aula. Ao final, após responder algumas dúvidas de quem acompanhou a live, Letícia Yumi Arima destacou a importância primordial da prevenção.

 

 

Skip to content