(Português) Ex alunos da FOUSP no combate à Covid

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Projeto Hígia nasceu no início da pandemia do COVID-19, no mês de março de 2020. Naquele momento, diversos voluntários se uniram para descobrir como poderiam ajudar ativamente no combate ao coronavírus com os recursos tecnológicos que já utilizavam, a impressão 3D, mesmo com o isolamento social.

A mobilização foi muito grande e muito rápida, mais de 1000 pessoas se voluntariaram em todo o Brasil para produzir em suas casas e empresas os protetores faciais conhecidos como Face Shields. Dentre os criadores e voluntários do projeto estavam alunos e ex-alunos da FOUSP (Mayra Vasques, Natali Zambrana, Jéssica Zambrana, Ivan Onone) que já desenvolviam projetos de pós-graduação utilizando impressão 3D nos diversos departamentos e no CRAI (junto à Biblioteca da FOUSP).

Durante os primeiros meses, todo material produzido por impressão 3D, quase 30.000 unidades, foi doado à hospitais da rede publica em diversos estados brasileiros. Com a mobilização de empresas, foi possível multiplicar a produção através do método de injeção plástica, dessa forma chegamos a produção de 120.000 protetores e pudemos oferecer os protetores para hospitais de todos os estados brasileiros, comunidades indígenas no Amazonas e Mato Grosso do Sul e sertanejos no nordeste, com o auxílio de empresas de transporte e logística (DHL e JadLog). Todas as informações sobre o projeto, acesso ao arquivo para impressão de protetores faciais e a lista completa de parceiros está no site www.projetohigia.com.br .

Finalizando o projeto, que teve duração de 6 meses, de acordo com a permissão do regulamento da ANVISA, foi possível também estender o auxílio a universidades públicas na área de saúde e dessa forma pudemos incluir a FOUSP nas doações; oferecemos 1800 protetores Face Shields para distribuição à critério da direção da faculdade para professores, funcionários e alunos. Foi uma honra, como ex-alunos, poder contribuir para que o retorno das atividades da FOUSP ocorra em breve e que todos estejam seguros para desenvolver suas atividades.

Texto: Mayra Torres Vasques, Coordenadora Projeto Hígia

Fotos: enviadas pela coordenadora do projeto

Skip to content