(Português) LICOMF promove o I Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CONLAC)

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) é uma das instituições de maior prestígio na área, com cursos de extrema qualidade, e de destaque, tanto em contexto nacional como em parâmetros internacionais. Entretanto, a graduação sente a necessidade de aprofundar, de maneira plena, todos os diversos assuntos que abrangem a odontologia. Afinal, o tempo do curso de graduação é muito curto — por volta de cinco anos —, considerando, evidentemente, a complexidade dos temas.

Por isso, uma forma de solucionar tal problemática são as Ligas Acadêmicas, grupo de estudos — com conteúdo teórico e desenvolvimento prático —, tendo professores responsáveis, que possibilitam aos alunos interessados amplificação de aprendizado. Nesse sentido, a Liga de Cirurgia Oral e Maxilofacial (LICOMF-FOUSP) é uma alternativa para quem quer estudar um pouco mais a questão, e que no momento de pandemia — com as atividades presenciais interrompidas — está buscando alternativas online para manter a dinâmica de estudos.

Perante esse contexto, a LICOMF está organizando o I Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CONLAC). E para entender um pouco melhor como vai funcionar o evento, seu foco de atuação, o conteúdo abordado e demais detalhes de informação, a FOUSP entrou em contato com o aluno do 6° semestre de graduação, e vice-presidente da LICOMF, Felippe Pereira Barone; e aluno do 10° semestre, e diretor de marketing e conteúdo da LICOMF, André Pereira Falcão.

Felippe Pereira Barone

André Pereira Falcão

Primeiramente, é importante frisar que o projeto envolve onze Ligas Acadêmicas de instituições brasileiras, tanto do ensino público, quanto da esfera privada: Universidade de São Paulo (FOUSP-LICOMF), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-LACOB), Universidade Federal de Sergipe (UFS-LACOSE), Universidade Federal do Paraná (UFPR-LACBUCO), Universidade Federal do Pará (LACOM-UFPA), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-LACOM), Universidade Tiradentes (UT-LACTBMF), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI-LACO), Centro Universitário UNINASSAU (UNINASSAU-LACOM), Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE-LACTBMF) e Centro Universitário Dom Bosco (UNDB-LACOMF).

As diversas Ligas Acadêmicas citadas buscam, através do congresso, disseminar conhecimento e saberes, visando construir laços entre as instituições participante, graduandos, pós-graduandos e demais profissionais de cirurgia interessados. Para o foco da organização, foi formada uma Comissão Científica, composta por: André Pereira Falcão, Felippe Pereira Barone, Giovanna Zerbato, Nicole Piteri, Sara Queren, membros da Liga de Cirurgia Oral e Maxilofacial da FOUSP; e Milena Leal, da LACOM UNINASSAU – BA.

O congresso está previsto para três dias de atividades totalmente virtuais — em 26, 27 e 28 de novembro. E a programação vai retratar basicamente três pontos: palestras, apresentações de trabalhos científicos e uma mesa redonda de discussão. Os trabalhos apresentados são previamente submetidos a uma banca examinadora multicêntrica, composta por 26 profissionais convidados, muito atuantes dentro das áreas abarcadas pelo evento. “Entre as categorias temos: Pesquisa Científica, Relato de Caso e Revisão de Literatura. Sendo que os melhores trabalhos serão premiados e publicados na íntegra no Journal of Oral Diagnosis, revista oficial da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP), além de menções honrosas também serão dadas”, detalhou André Pereira Falcão.

O evento é gratuito tanto para acompanhamento da grade científica quanto para submissão de trabalhos, sendo apenas requerido pagamento da taxa de R$ 35,00 em caso de interesse em publicação de anais científicos. “As inscrições para trabalhos científicos vão até dia 2 de novembro, sendo que aceitamos temáticas concernentes à Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Implantodontia, Periodontia Cirúrgica, Estomatologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Radiologia Aplicada e Ortodontia Aplicada”, alertou o diretor de marketing e conteúdo da LICOMF.

Especificamente sobre as palestras, os módulos englobarão Cirurgia Oral Menor, Traumatologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Implantodontia, Cirurgia Ortognática, ATM e inovações. “Já a mesa redonda acontece no segundo dia de evento, em 27 de novembro, às 20h05, com o tema Interface Multiprofissional no Tratamento das DTMs. Para isso, convidamos a Dra. Mariane Donato, o Dr. Delano Souza e o Dr. Igor Damasceno”, relatou Felippe Pereira Barone.

A expectativa é cada vez maior, como contou o vice-presidente da Liga da FOUSP, Felippe Pereira Barone: “há uma ansiedade por conta de todo o trabalho feito, o aprendizado em como se montar um evento do zero, sendo sua primeira edição, ainda mais em um formato online, resultando em uma experiência pessoalmente enriquecedora”. Considerando o esforço de se obter apoio institucional, firmado com a Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (SOBRACIBU) e com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

Ainda perante o mesmo questionamento, sobre o que se esperar, André Pereira Falcão complementou a fala do colega: “é esperado um público considerável, com um número relevante de inscritos e trabalhos. Mas minha maior vontade é que o momento seja para usado como aprendizado, possibilitando também experiências futuras, na qual os próximos tenham um formato híbrido — parte presencial e outra digital — em sua realização”.

Para se inscrever e saber outras informações do I Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CONLAC), acesse o portal oficial:https://doity.com.br/conlac2020

XVI Jornada Acadêmica da Liga de Cirurgia Oral e Maxilofacial (LICOMF-FOUSP)

A LICOMF promove a XVI edição de sua Jornada Acadêmica, com um evento totalmente digital, que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro. Desenvolvendo palestras com exímios profissionais atuantes na área de Cirurgia, Traumatologia e Pacientes Especiais. O valor da taxa de inscrição é de R$ 10,00 para o público geral, e de graça para os estudantes.

Para se inscrever e conferir todos os palestrantes e outras informações, acesse: https://www.even3.com.br/xvijornadalicomf/

Texto: Gabriel Cillo

fotos de arquivos pessoais

Skip to content