(Português) O uso de biomodelos em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A partir de outubro de 2020 a Divisão de Odontologia do Hospital Universitário da USP (HU), sede das atividades de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial,  passou a utilizar dos benefícios de uma impressora 3D. Trata-se de uma tecnologia inovadora que permite criar um objeto físico a partir de um modelo digital no computador. As impressoras 3D imprimem materializam objetos em três dimensões.

 

Na área da Saúde e, especificamente, na Cirurgia Bucomaxilofacial é possível a impressão de biomodelos dos ossos da face permitindo o planejamento de procedimentos cirúrgicos com uma precisão milimétrica, além de diminuir consideravelmente o tempo cirúrgico e de maximizar o treinamento e aprendizado dos residentes.

Outra utilização é no planejamento de cirurgias ortognáticas (correção de deformidades da mandíbula e maxila) onde são impressos guias cirúrgicos que orientam a posição dos segmentos ósseos na cirurgia.

Já foi realizada no HU uma cirurgia onde a impressão do modelo da mandíbula, de uma paciente que apresentava uma patologia tumoral, foi utilizada para definição das margens de remoção e para a adaptação e customização da placa utilizada na reconstrução do contorno facial da paciente. Dessa maneira, o tempo cirúrgico foi consideravelmente reduzido e o resultado otimizado.

 

Prof. Dr. José Benedito Dias Lemos
Disciplina de Traumatologia Maxilo Facial
Depto. de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilo-Faciais

Skip to content