(Português) Criação da Liga Interdisciplinar de Harmonização Orofacial (LIHOF)

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Liga Interdisciplinar de Harmonização Orofacial (LIHOF) é um projeto que envolve diversos alunos de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP). Idealizado desde o final de 2019 e início de 2020, mas que só foi possível em outubro de 2019, a LIHOF foi fundada visando em contribuir com a disseminação do conhecimento por meio de embasamento científico sobre a especialidade, além de incentivar a pesquisa científica na área.

Reconhecida como especialidade odontológica pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), em 29 de janeiro de 2019, através da Resolução 198, definida do Art. 2°, a Harmonização Orofacial é tema recorrente nas práticas clínicas e teóricas, estando em elevado desenvolvimento. Como a especialidade ainda não é parte integrante da grade curricular atual, a criação da LIHOF é uma maneira importante de contribuir com o aprendizado de conceitos básicos relacionados, como: anatomia facial, farmacologia, anestesiologia, oclusão, biomateriais.

Um dos maiores objetivos da liga é difundir conhecimento para o meio acadêmico, de forma coerente, ética e de fácil acesso aos discentes e docentes. “Para isso, o conhecimento deve ser compartilhado, possibilitando acesso ao maior número de pessoas. Uma forma de contribuir com a democratização do conhecimento, antes da criação da Liga, foi o grupo de estudos de harmonização orofacial, que promoveu quatro aulas abertas”, explicou Deborah Neto Vivona, Diretora Acadêmica que cuida da parte social.

Um ponto de destaque, no qual a LIHOF acredita, é uma odontologia integrada, que abrange a área como um todo. Como a potencialidade do estudo tanto da estética como da patologia, pela LIHOF, sempre com bases científicas, fundamentação biológica e respeito à saúde. Afinal, estética e saúde devem sempre andar em conjunto, conforme prevê a Organização Mundial da Saúde (OMS). “O próprio SUS já está utilizando procedimentos de harmonização orofacial em tratamentos odontológicos, como a aplicação de toxina botulínica tipo A em casos de distonia, espasmos, hemifaciais e espasticidade”, contou Alexia Toledo Ferro, Presidente da LIHOF.

A Liga está se organizando para ter um grupo estruturado e ativo plenamente a partir do ano de 2021. Para isso, é necessário que o interessado seja aprovado numa das quatro vagas disponíveis no processo seletivo. Etapa que terá primeiramente um curso obrigatório, com duas aulas, tendo posteriormente uma prova escrita, e por fim, uma entrevista.

As aulas abertas estão marcadas para o dia 08 e 09 de dezembro às 20h, com inscrição até dia 30 de novembro. Já a prova escrita será realizada de forma totalmente online no dia 18 de dezembro, enquanto a entrevista vai ser agendada apenas em um momento seguinte, de acordo com a agenda do candidato e do avaliador.

O objetivo final da Liga Interdisciplinar de Harmonização Orofacial é passar o conhecimento necessário sobre a área através de aulas, palestras, atividades práticas em laboratórios com materiais específicos, seminários e jornadas dentro da FOUSP para despertar em toda a comunidade acadêmica todo o interesse científico por essa especialidade.

 

Gestão 2020 da LIHOF

 

Professor Coordenador da LIHOF

Prof. Décio dos Santos Pinto Júnior

 

Preceptora da LIHOF

Bruna Cristina Kitamura Dantas

 

Precetor da LIHOF

Marcelo Minharro Ceccheti

 

Presidente: Alexia Toledo Ferro 6o noturno  T122

Vice-presidente: Renata Colla Thosi 6o Noturno  T119

Diretora Acadêmica (dever social): Deborah Neto Vivona 6° Noturno T122

Diretora Acadêmica (dever financeiro): Mariana Rodrigues Cesar Carneiro Teixeira 5o diurno T122

Diretora Acadêmica (dever científico): Isabela Naomi Kuroda Costa 2° ano diurno T127

Diretora Acadêmica (dever administrativo): Gyovanna Duarte de Oliveira  3º ano diurno T125

Diretora Acadêmica (dever publicitário): Stéphanie Faoro Gomes 3º ano diurno T125

Diretora Acadêmica (dever clínico e laboratorial): Mariana Pereira Teixeira Leite 5º diurno T121

 

Para se inscrever no curso introdutório, acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScRBpkB1n_NNhP5lMNjmxPfuBcqXVJMEnM6t8NzdjPohnxRCQ/viewform

E para mais informações ou dúvidas acesse a página oficial da LIHOF no instagram: https://www.instagram.com/lihof_usp/

 

Skip to content