(Português) Curso online abordou o desenvolvimento de habilidades manuais para alunos de graduação

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Nesse período de pandemia, vários graduandos brasileiros iniciaram o curso de Odontologia, mas não tiveram a oportunidade de exercitar atividades manuais laboratoriais ou clínicas. Apesar da continuidade das atividades curriculares de forma remota nos cursos de Odontologia do Brasil, o Prof. Moacyr Domingos Novelli, Prof Sênior do Departamento de Estomatologia preocupou-se com a garantia de satisfação desses alunos no tocante ao processo formativo do “ser cirurgião-dentista”, no qual a atividade com as mãos é uma característica fundamental. O Prof. Novelli, então, idealizou um curso online no qual o principal foco foi o desenvolvimento de habilidades manuais nos graduandos utilizando instrumentos e técnicas passíveis de serem obtidos e realizados em casa. O curso foi ofertado como “hands-on” no Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia (CUBO) deste ano.

O material foi estruturado em cinco módulos contendo atividades assíncronas, cada um deles envolvendo a execução de moldagem e modelos protéticos. Foram utilizados materiais caseiros, tais como farinha de trigo, água e sal como material de moldagem, tampinhas plásticas como moldeiras, e grão de milho e balas de goma com formato de dentadura como objetos a serem moldados. Os alunos também tiveram a oportunidade de montar um articulador em arame e de executar moldagem óptica e reconstrução tridimensional do aparato protético utilizando o celular e aplicativo de domínio público. Um pouco da teoria sobre técnicas de moldagem e confecção de modelos tradicionais foi também transmitida, além de se ampliar a visão do graduando para a fase atual da Odontologia digital.

Essa proposta teve como cenário a Praça do Relógio da USP, na qual se localiza a torre do Relógio, marco simbólico do tempo na Universidade e das relações entre realidade e fantasia que norteiam a cultura. O curso, assim, inicia com um vídeo filmado na Praça, no qual o Prof. Moacyr mostra aos alunos a possibilidade de se adquirir cultura mesclando realidade e fantasia; esse processo foi vivenciado depois em casa pelos alunos, quando então comparações foram feitas entre os materiais e técnicas reais utilizados no consultório odontológico (a realidade) e os materiais e técnicas adaptados para serem feitos em casa (a fantasia).

Durante as atividades, os alunos foram orientados a fotografar o produto que construíram e enviar as fotos para avaliação. No processo avaliativo, procurou-se verificar se todos os passos foram executados, a capacidade de improvisação dos alunos, bem como o quanto foi possível de reprodução a partir das orientações dadas a distância por meio de videoaulas. A estruturação do material didático, das formas de interação e avaliação foi feita pela Profa. Luciana Corrêa, Profa. Associada da Disciplina de Patologia Geral da FOUSP. Observou-se que houve criatividade dos alunos em utilizar materiais disponíveis em suas residências, atingindo-se, assim, um dos objetivos do curso. Houve árdua tentativa dos alunos em realizar as atividades de registro digital com o celular e o programa de domínio público, porém dificuldades de execução desses passos foram reportadas, principalmente à limitação tecnológica dos celulares e computadores dos alunos.

A atividade teve uma considerável procura, com um total de 207 inscritos, sendo 120 alunos externos à FOUSP e 87 da FOUSP. Nas redes sociais, as postagens sobre o “hands-on” tiveram uma ótima resposta, alcançando uma média de 1.711,5 contas por postagem, com dois posts acumulando uma média de 138,5 curtidas cada. O evento feito no Facebook teve 53 pessoas confirmadas e 57 interessadas no “hands-on”.

O curso foi desenvolvido com o apoio institucional do Centro de Recursos de Aprendizagem e Investigação (CRAI), do Sistema de Documentação Odontológica (SDO) e da ONG Envelhecer Sorrindo.

Para acessar, clique em https://cursosextensao.usp.br/enrol/index.php?id=2009  e digite, no Acesso como Visitante, a senha CUBO2020.

Skip to content