(Português) Edição Especial: Ensaios clínicos randomizados em odontopediatria

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O respeitado e conceituado meio de publicação científica, International Journal of Pediatric Dentistry, fez a “Edição Especial: Ensaios clínicos randomizados em odontopediatria”, publicada em 03 de fevereiro — referente a dezembro — com o intuito de auxiliar os profissionais da área da odontologia a realizar um estudo com elevada qualidade, respeitando preceitos científicos de metodologia.

A responsável pela idealização e organização de tal edição foi a Profa. Dra. Daniela Prócida Raggio, do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da FOUSP, que convidou diversos profissionais exímios da odontologia para colaborar com o projeto. “A ideia foi dar suporte para a odontopediatria, respeitando uma questão ética para a elaboração dos ensaios clínicos randomizados. De modo a ter um equilíbrio de amostra, garantindo o grupo controle, de forma cega realmente, sempre com transparência, não induzindo para um relato seletivo de desfecho”, explica Daniela Prócida Raggio.

O material foi dividido em três grandes partes: informação do problema, introdução e questões especiais. Este último, apresenta, ainda, mais sete outras subdivisões, completando o restante da edição. Sendo uma espécie de guia para delinear, conduzir e relatar as pesquisas clínicas, se atentando à metodologia científica. Afinal, há inúmeros estudos que apresentam resultados negativos ou não esperados, e a função do pesquisador é registrar toda a dinâmica em sua integridade, evitando a seletividade. “Os resultados negativos também são de extrema importância para evitar futuros desperdícios, sendo base para os próximos estudos”, alerta a editora do International Journal of Pediatric Dentistry.

 

A “Edição Especial: Ensaios clínicos randomizados em odontopediatria” ficará disponível no portal durante um mês, com acesso livre até 03 de março: https://onlinelibrary.wiley.com/toc/1365263x/2020/31/S1

 

Texto: Gabriel Cillo

Skip to content