(Português) Uso obrigatório do sistema GIP para Prestação de Contas à FAPESP

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Como um esforço pelo aprimoramento e em aderência com procedimentos modernos de gestão de auxílios financeiros, transparência e prestações de contas online, a PRP em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) têm se empenhado em disponibilizar o Sistema de Gestão de Informação de Projetos – Sistema GIP USP para toda a comunidade.

Nos últimos meses de 2020, foram oferecidos dois treinamentos “online” desta ferramenta de gestão, voltados aos servidores de todas as Unidades, Institutos Especializados e Museus da USP, que desempenham atividades nos centros de gerenciamento de projetos, escritórios de apoio institucional, seções de contabilidades e finanças entre outros setores com atribuições vinculadas à gestão de projetos e à prestação de contas de auxílios financeiros extraorçamentários.

Durante estes treinamentos e em suas comunicações com as Unidades da USP, a PRP tem reforçado que, em breve, o uso do Sistema GIP seria obrigatório na submissão das prestações de contas online à FAPESP. Para viabilizar a implementação deste objetivo, o GIP foi integrado ao SAGe em dezembro de 2020, dentro do Termo de Cooperação firmado entre a FAPESP e a USP em 2017.

Dando mais um passo nessa direção, essa Pró-Reitoria comunica que, em conformidade com essa política da USP, a partir de 19/04/2021, as prestações de contas iniciais dos processos de auxílios com a FAPESP deverão ser submetidas em formato digital, obrigatoriamente por meio do Sistema GIP. No caso dos processos para os quais já se tenham apresentado ao menos uma prestação de contas em papel, os Outorgados poderão continuar enviando ainda as prestações de Contas em formato físico à FAPESP, nos prazos previstos nos Termos de Outorga.

Para que os Outorgados e os servidores possam se familiarizar com o sistema GIP, além do treinamento já oferecido a PRP disponibilizou em seu “site” os vídeos do treinamento online do Sistema GIP. O “Fale Conosco” do Sistema Atena/PRP continua sendo o canal para o esclarecimento de eventuais dúvidas sobre o uso operacional do Sistema. Manteremos uma agenda de treinamentos online do Sistema GIP, para os servidores usuários e também para docentes, que contará com a participação ao vivo dos integrantes da Pró-Reitoria de Pesquisa, da Superintendência de Tecnologia da Informação e de membros do Grupo Responsável pelo Sistema (GRS), os quais esclarecerão as dúvidas dos usuários.

Skip to content