(Português) FOUSP na Mídia: O que a periodontite tem a ver com casos graves de Covid-19

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

publicado em Veja Saúde

Preservar a saúde bucal faz bem para o corpo todo. Essa máxima ganhou mais força agora que um estudo conduzido no Catar associou a doença periodontal (ou periodontite) a casos graves de Covid-19.

Os pesquisadores basicamente avaliaram radiografias da boca de 568 pacientes que sofreram com o coronavírus. A partir daí, eles observaram que pessoas com a forma mais grave de periodontite tinham um risco três vezes maior de serem entubados, internados na UTI ou morrerem por causa do Sars-CoV-2. Publicado no Journal of Clinical Periodontology, o artigo foi desenvolvido por instituições do Catar, da Espanha e do Canadá.

Segundo o professor titular da disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, Giuseppe Romito, esse trabalho reforça uma hipótese já discutida desde o início da pandemia. “A periodontite gera uma inflamação sistêmica, que vai além da boca”, diz.

“Ela está associada a doenças cardíacas e respiratórias, diabetes e obesidade. E esses problemas são frequentemente ligados aos casos mais sérios de Covid-19”, arremata.

Leia a matéria completa clicando aqui.

 

 

Skip to content