FO – Faculdade de Odontologia - Faculdade de Odontologia da (USP) Universidade de São Paulo

23/02/2012

FOUSP é a primeira unidade de ensino no Brasil a ter um aparelho de raios X portátil

A FOUSP, através da sua Disciplina de Radiologia, conseguiu a doação de um equipamento portátil de raios X digital modelo NOMAD (Aribex, EUA).  Os chamados handheld, somente agora foram autorizados para venda e uso no Brasil pela ANVISA, embora sejam utilizados nos EUA, Colômbia, Coréia do Sul, Japão e vários países da Europa. Nos EUA são 9000 equipamentos NOMAD em uso.

O NOMAD utiliza regime de trabalho de 60kV e 2,5mA, com tempo de exposição de 0,01s a 1s,gerando baixa dose e sendo totalmente seguro para o operador do equipamento, que não necessita de qualquer barreira de proteção durante o atendimento. O equipamento funciona com bateria recarregável com autonomia para 200 a 300 exposições. A doação deste equipamento, cujo valor é de aproximadamente US$ 13.000 no Brasil, foi conseguido em função do Projeto de Pesquisa apresentado pelo Prof. Dr. Claudio Costa ao Engenheiro Doug Harding, representante da Aribex durante o Annual Meeting da American Academy of Oral and Maxillofacial Radiology em Chicago no último mês de Dezembro. O Projeto será desenvolvido pelo Prof. Dr. Claudio Costa na Clínica de Radiologia da FOUSP com os alunos de graduação a partir de agosto. Para que todos os interessados da FOUSP possam utilizar o NOMAD, será agendado em breve um Curso de Credenciamento (obrigatório pelos padrões das FDA e ANVISA). O NOMAD poderá ser utilizado para atendimento de pacientes com necessidades especiais, Odontologia Forense e atividades laboratoriais in vivo / in vitro e extramuros, em parceria com a Disciplina de Radiologia.

A entrega do equipamento ocorreu no dia 7 de fevereiro na Diretoria da FOUSP com a presença do Diretor, Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, dos Diretores da ENGEMED (representante Aribex no Brasil), da Professora Titular da Disciplina de Radiologia, Profa. Dra. Marlene Fenyo-Pereira e do Prof. Dr. Claudio Costa.

Desenvolvido por USP Mídias Online