(Português) FOUSP inaugura o Centro de Treinamento Digital

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Na tarde de ontem, dentro da Clínica de Pós-Graduação, foi inaugurado o Centro Digital da FOUSP em parceria com a ITI-Straumann.

Estavam presentes ao evento o Diretor, Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, o Vice-Diretor, Prof. Dr. Giulio Gavini, o chefe do Departamento de Prótese, Prof. Dr. Roberto Chaib Stegun, o vice, Prof. Dr. Atlas Moleros Nakamae, a docente Titular de Prótese Removível, Profa. Dra. Dalva Cruz Laganá e o Prof. Dr. Newton Sesma, responsável pelo projeto de implementação do centro em conjunto com a empresa Staumann.

Também participaram da inauguração o Sr. Marcelo Tancredo, diretor da área digital do Grupo Straumann, o Sr. Olavo Cevei, Gerente da área digital do Grupo Straumann e os alunos de intercâmbio Stefano Pieralli, ITI (Itália) e Oswaldo Villa, ITI (México).

O Diretor, em seu discurso de poucas palavras enalteceu a importância de invetimento na pesquisa, comprovando a implantação do centro dentro de uma clínica de pós-graduação, onde existem muitas pesquisas em andamento. Ele agradeceu a empresa por ter essa visão de suma importância e espera que outras parcerias sejam firmadas em um futuro próximo.

 

O Centro Digital e parceria FOUSP-ITI-Straumann

 

A história desta parceria de sucesso entre FOUSP-ITI-Straumann foi construída nos últimos 7 anos.

A Straumann é uma empresa suíça líder mundial no mercado de implantes, que recentemente expandiu seus negócios para as áreas de ortodontia digital, biomateriais e soluções digitais em Odontologia. No Brasil, a Straumann adquiriu algumas empresas, entre elas a Neodent formando o Straumann Group.

O ITI (International Team for Implantology) é uma fundação suíça, parceira da Straumann há 40 anos, responsável pelo ensino, pesquisas e intercâmbio internacional. O ITI organiza eventos científicos em todo o mundo e estimula a educação continuada por meio de pequenos grupos de estudo, chamados Study Clubs. Em 2014, o prof. Newton Sesma e a profa. Dalva Laganá juntamente com a equipe do CEPI (Centro de Excelência em Prótese e Implante) formaram um ITI Study Club na FOUSP.

A reputação da FOUSP, reconhecida internacionalmente, atraiu a atenção de alguns coordenadores do ITI. Em 2017, o professor Dean Morton da Universidade de Indianapolis-EUA e responsável pelas atividades de ensino/ pesquisa do ITI nas Américas visitou a nossa faculdade e convidou a FOUSP para fazer parte do seleto grupo de Centros de Intercambio Internacional apoiados pelo ITI, conhecidos como Scholarship Centers (mais informações em www.iti.org).

Em 2018, um acordo foi assinado entre FOUSP e ITI, para a criação do primeiro ITI Scholarship Center na América do Sul, sob a coordenação do Prof. Dr. Newton Sesma.  O ITI oferece apoio a pesquisa e bolsas de estudos de 1 ano para alunos de pós-graduação estrangeiros estudarem na FOUSP e para alunos brasileiros estudarem em um dos 30 ITI Scholarship Centers em mais de 20 países, nas principais Universidades do mundo.

Com o objetivo de proporcionar uma formação educacional de excelência na área de Odontologia Digital, e tornar este programa de pesquisa e intercâmbio ainda mais completo, em 2020/2021 a Straumann equipou a clinica de Pós-graduação da FOUSP com um consultório e um laboratório de prótese 100% digitais, com escâner intra-oral, software de CAD, fresadora, impressora 3D, escâner de bancada e forno de cerâmica.

Este novo Centro Digital permitirá o desenvolvimento de pesquisas em diferentes especialidades, além de proporcionar aos nossos alunos uma experiência singular com tecnologias de ultima geração em Odontologia Digital.

 

Skip to content