(Português) Nova Diretoria faz abertura da 45º Edição do CUBO (Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia)

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Na noite do dia 19 de novembro de 2021, foi realizada, no Anfiteatro Myiaki Issáo, a abertura solene da 45º edição do maior congresso universitário odontológico do Brasil, o CUBO. Muito emocionados, os participantes, seguindo todos os protocolos de higiene, estavam contentes em dar início ao evento de forma híbrida, depois de tanto tempo de isolamento.

No discurso de abertura, o Diretor, Prof. Dr. Giulio Gavini enalteceu a satisfação de participar de seu primeiro evento como Diretor empossado, ao lado de seu antecessor, Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha e de seu atual vice, Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito.

«Quis o destino que nossa primeira atividade oficial como Diretor da FOUSP, seja participar de forma presencial da cerimônia de abertura do CUBO. Como muitos ex-alunos, tenho uma ligação afetiva com o CUBO. Como estudante fui inúmeras vezes congressista e participei da comissão organizadora do 10º. Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia. A partir da década de 1990 foram várias participações como ministrador, sempre carregadas de forte emoção, pelas lembranças e por quanto cresceu e se fortaleceu o nosso CUBO, tornando-se referência nacional e internacional dentre os Congressos Universitários.

Sua história exitosa se mescla com a da FOUSP e por suas edições passaram inúmeras gerações de cirurgiões-dentistas que frequentaram a três rios, os barracões perto da FEA e Veterinária e o atual o prédio. O CUBO é um exemplo concreto da importância do Lifelong Learning, que consiste na educação ao longo da vida, educação permanente. Ao longo dos anos o CUBO cresceu, amadureceu se reinventou, mantendo sempre seu pioneirismo. Resgatar sua História é fundamental não só para entendermos sua importância, mas também para fortalecermos o senso de pertencimento da nossa Escola.

Outra iniciativa que gostaria de destacar é ação social em prol da favela 1010. Certamente ela reforça o proposito das profissões da área da saúde, em particular da Odontologia que é “CUIDAR DAS PESSOAS” Tenho certeza que o CUBO na sua 45º. Edição será um sucesso. Contem sempre com o apoio da Diretoria da FOUSP.»

A mesa de abertura contou com a participação dos docentes citados acima, além do Prof. Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos, Presidente da Comissão de Graduação, e das duas alunas, Ilana Pinho e Ana Carolina Correa, Presidente e Vice Presidente desta edição. Além da presidente e vice presidente do CUBO da edição anterior, Isabela Ferri (presidente e mestre da cerimônia de abertura) e Larissa Fornagiero (vice presidente).

O Prof. Dr. Giulio, começou recordando que sua primeira participação foi em 1983, no segundo ano de graduação; em 1985 como organizador e retornou sete anos depois, como palestrante. A emoção de lembrar tomou conta da mesa e os demais docentes também começaram a contar sobre suas participações, dando um clima saudosista à essa abertura.

Em seguida, o Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha contou um pouco da história do CUBO, que nasceu de uma jornada odontológica e sua importância, tanto para a Odontologia, como para a FOUSP. Elogiou fortemente o trabalho de toda a equipe para a organização de um evento majestoso e híbrido. «Quadragésima quinta edição de um evento científico realizado por estudantes e para estudantes. Nenhum evento científico mantém essa tradição se não acompanhar os momentos de transformação que a ciência e a tecnologia proporciona ao conhecimento. Tinha que ser na Odontologia e na Faculdade de Odontologia da USP.

 O CUBO faz parte da vida acadêmica desta centenária escola de ODONTOLOGIA. Escrever a história da Faculdade sem contar a história deste Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia seria uma lacuna indesejável e não verdadeira.

 O sucesso deste encontro de estudantes de odontologia afirma o sucesso e o posicionamento da Faculdade de Odontologia da USP como uma das melhores escolas de Odontologia do Mundo.  Continuem com esse brilhantismo e se sintam protagonistas da história da FOUSP.  Ela se orgulha de seus estudantes.

 Parabenizo a Comissão Organizadora e , em nome da Ilana e da Ana Carolina, cumprimento a todos que auxiliaram para manter a chama deste encontro , apesar dos dias difíceis pelo quais passamos. Cumprimento também os ministrantes de cursos e os palestrantes, fiéis colaboradores que com seus conhecimentos engrandecem a ciência e a profissão odontológica.

E, ainda, os congressistas por acreditarem que nesta semana de convívio terão momentos de trocas de experiências e de aprendizagem continua. Tenho absoluta certeza do sucesso deste Congresso. Parabéns! Muito obrigado».

Já a Presidente do congresso Ilana Pinho, em sua fala, descreveu a tarefa árdua de organizar o evento ao longo de 3 anos, durante uma pandemia, tornando o trabalho mais desafiador ainda. Um vídeo foi apresentado, contando a história do CUBO, com depoimento do Prof. Ivo Contim, que foi o presidente da segunda edição. Depois disso, as alunas fizeram questão de homenagear nominalmente os funcionários Kelly Leite da Silva, Rosivaldo da Silva Borges e Dayse Aparecida Fazzolaro, além do Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, visto que, sem o apoio deles, o evento não seria esse sucesso.

Fotos: Amarildo de Almeida

Ir al contenido