(Português) Nova Diretoria faz abertura da 45º Edição do CUBO (Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia)

Na noite do dia 19 de novembro de 2021, foi realizada, no Anfiteatro Myiaki Issáo, a abertura solene da 45º edição do maior congresso universitário odontológico do Brasil, o CUBO. Muito emocionados, os participantes, seguindo todos os protocolos de higiene, estavam contentes em dar início ao evento de forma híbrida, depois de tanto tempo de isolamento.

No discurso de abertura, o Diretor, Prof. Dr. Giulio Gavini enalteceu a satisfação de participar de seu primeiro evento como Diretor empossado, ao lado de seu antecessor, Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha e de seu atual vice, Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito.

«Quis o destino que nossa primeira atividade oficial como Diretor da FOUSP, seja participar de forma presencial da cerimônia de abertura do CUBO. Como muitos ex-alunos, tenho uma ligação afetiva com o CUBO. Como estudante fui inúmeras vezes congressista e participei da comissão organizadora do 10º. Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia. A partir da década de 1990 foram várias participações como ministrador, sempre carregadas de forte emoção, pelas lembranças e por quanto cresceu e se fortaleceu o nosso CUBO, tornando-se referência nacional e internacional dentre os Congressos Universitários.

Sua história exitosa se mescla com a da FOUSP e por suas edições passaram inúmeras gerações de cirurgiões-dentistas que frequentaram a três rios, os barracões perto da FEA e Veterinária e o atual o prédio. O CUBO é um exemplo concreto da importância do Lifelong Learning, que consiste na educação ao longo da vida, educação permanente. Ao longo dos anos o CUBO cresceu, amadureceu se reinventou, mantendo sempre seu pioneirismo. Resgatar sua História é fundamental não só para entendermos sua importância, mas também para fortalecermos o senso de pertencimento da nossa Escola.

Outra iniciativa que gostaria de destacar é ação social em prol da favela 1010. Certamente ela reforça o proposito das profissões da área da saúde, em particular da Odontologia que é “CUIDAR DAS PESSOAS” Tenho certeza que o CUBO na sua 45º. Edição será um sucesso. Contem sempre com o apoio da Diretoria da FOUSP.»

A mesa de abertura contou com a participação dos docentes citados acima, além do Prof. Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos, Presidente da Comissão de Graduação, e das duas alunas, Ilana Pinho e Ana Carolina Correa, Presidente e Vice Presidente desta edição. Além da presidente e vice presidente do CUBO da edição anterior, Isabela Ferri (presidente e mestre da cerimônia de abertura) e Larissa Fornagiero (vice presidente).

O Prof. Dr. Giulio, começou recordando que sua primeira participação foi em 1983, no segundo ano de graduação; em 1985 como organizador e retornou sete anos depois, como palestrante. A emoção de lembrar tomou conta da mesa e os demais docentes também começaram a contar sobre suas participações, dando um clima saudosista à essa abertura.

Em seguida, o Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha contou um pouco da história do CUBO, que nasceu de uma jornada odontológica e sua importância, tanto para a Odontologia, como para a FOUSP. Elogiou fortemente o trabalho de toda a equipe para a organização de um evento majestoso e híbrido. «Quadragésima quinta edição de um evento científico realizado por estudantes e para estudantes. Nenhum evento científico mantém essa tradição se não acompanhar os momentos de transformação que a ciência e a tecnologia proporciona ao conhecimento. Tinha que ser na Odontologia e na Faculdade de Odontologia da USP.

O CUBO faz parte da vida acadêmica desta centenária escola de ODONTOLOGIA. Escrever a história da Faculdade sem contar a história deste Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia seria uma lacuna indesejável e não verdadeira.

O sucesso deste encontro de estudantes de odontologia afirma o sucesso e o posicionamento da Faculdade de Odontologia da USP como uma das melhores escolas de Odontologia do Mundo.  Continuem com esse brilhantismo e se sintam protagonistas da história da FOUSP.  Ela se orgulha de seus estudantes.

Parabenizo a Comissão Organizadora e , em nome da Ilana e da Ana Carolina, cumprimento a todos que auxiliaram para manter a chama deste encontro , apesar dos dias difíceis pelo quais passamos. Cumprimento também os ministrantes de cursos e os palestrantes, fiéis colaboradores que com seus conhecimentos engrandecem a ciência e a profissão odontológica.

E, ainda, os congressistas por acreditarem que nesta semana de convívio terão momentos de trocas de experiências e de aprendizagem continua. Tenho absoluta certeza do sucesso deste Congresso. Parabéns! Muito obrigado».

Já a Presidente do congresso Ilana Pinho, em sua fala, descreveu a tarefa árdua de organizar o evento ao longo de 3 anos, durante uma pandemia, tornando o trabalho mais desafiador ainda. Um vídeo foi apresentado, contando a história do CUBO, com depoimento do Prof. Ivo Contim, que foi o presidente da segunda edição. Depois disso, as alunas fizeram questão de homenagear nominalmente os funcionários Kelly Leite da Silva, Rosivaldo da Silva Borges e Dayse Aparecida Fazzolaro, além do Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, visto que, sem o apoio deles, o evento não seria esse sucesso.

Fotos: Amarildo de Almeida