(Português) Profa. Dra. Ana Estela Haddad é agraciada com o Prêmio Personalidade Profissional 2021

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) realizou a cerimônia de entrega da 11ª edição do Prêmio Personalidade Profissional na quarta-feira (15/12/2021), pelo seu canal no Youtube.

O Prêmio Personalidade Profissional a cinco destaques do ano nas áreas congregadas pela entidade – Economia, Engenharia, Farmácia, Nutrição e Odontologia –, além de Interesse público.

Ao ser premiado em Engenharia, João Antonio Zuffo, Professor Titular da POLI-USP, frisou a preocupação com os caminhos da sociedade. “A educação tem que ser uma cruzada no País.” Pioneiro na criação do circuito integrado brasileiro há 50 anos, ele destacou a velocidade da inovação tecnológica, que inclui Internet das Coisas e automação digital. Na sua avaliação, diante das transformações, é necessário um “programa de Estado de renda mínima de longo prazo e para todas as pessoas” 

Nísia Trindade Lima, primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), recebeu o Prêmio Personalidade Profissional em Interesse público.

Com a iniciativa, a entidade rende homenagem àqueles que se destacam no exercício de sua atividade e também na atuação pública por um país mais justo e democrático e por vida digna à população brasileira.

Odontologia – Ana Estela Haddad
Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP), em 1988, é mestre (1997), doutora em Ciências Odontológicas (2001), livre-docente (2011) e professora associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da mesma instituição.

Foi Assessora do Ministro da Educação (2003-2005), tendo sido uma das idealizadoras e participado da implementação do Programa Universidade para Todos (Prouni). Nesse período, atuou também nos trabalhos relacionados à promulgação da Lei nº 10.861/2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ocupou no Ministério da Saúde o cargo de diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), de 2005 a 2011, tendo participado da idealização e implementação de iniciativas como Pró-Saúde, Telessaúde Brasil, Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), Política Nacional de Educação na Saúde, Programa de Educação pelo Trabalho em saúde – PET Saúde e Revalida.

Foi representante suplente do Brasil no Comitê Assessor Internacional da Biblioteca Regional de Medicina da Organização Pan-americana de Saúde (BIREME/OPAS) – 2012. Foi membro da Comissão de Área de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – Odontologia (mestrados profissionais) – 2013-2017. Foi vice-presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (2014-2015) e diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (2017-1019).

Atualmente, é membro do Comitê Assessor da Rede Universitária de Telemedicina (Rute); coordenadora adjunta do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Políticas Públicas para a Metrópole (NAP Escola da Metrópole) e coordenadora da Estação Multicêntrica de Estudos e Tendências de Recursos Humanos em Saúde (FOUSP-ABENO) da Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde (Ministério da Saúde/OPAS). É uma das representantes do Brasil na Red de Líderes por la Primera Infancia, convidada pela ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet.

Skip to content