(Português) Sala Multiusuário de Interpretação de Imagens da FOUSP é inaugurada

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Foi inaugurada, no dia 23 de junho de 2022, a nova Sala Multiusuário de Interpretação de Imagens da FOUSP, idealizada pela disciplina de Radiologia. A sala conta com 25 novos computadores equipados com o software de interpretação de imagens i-Dixel, nativo do sistema J/Morita/Scientific, o qual permite uma visualização dinâmica e detalhada em tomografias computadorizadas, sendo considerado um dos melhores softwares disponíveis no mercado. A sala também conta com uma lousa eletrônica e um projetor de tiro ultra-curto.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do Chefe de Gabinete, Prof. Dr. Arlindo Philippi Junior, da Secretária Geral e Chefe do Departamento de Estomatologia, Profa. Dra. Marina Helena Cury Gallottini, do diretor, Prof. Dr. Giulio Gavini, do vice-diretor, Prof. Dr. Giuseppe Alexandre Romito, do Professor titular da disciplina de Radiologia, Prof. Dr. Marcelo de Gusmão Paraíso Cavalcanti, além dos docentes aposentados Israel Chilvarquer e Marlene Fenyo Soeiro de Matos Pereira, idealizadores fundamentais para a criação da nova sala. Inúmeros professores da casa prestigiaram o evento, tais como: Prof. Dr. João Batista de Paiva, Jorge Abrão, Solange Fantini, Rodney Garcia Rocha, Cláudio Costa, Emiko Saito Arita, Celso Augusto Lemos Junior, Cesar Angelo Lascala, entre outros.

Em seu discurso, o Diretor Prof. Dr. Giulio Gavini destacou o avanço da Radiologia na Faculdade e salientou a importância da abertura do Centro de Interpretações de imagens: “Hoje podemos dizer que a FOUSP tem uma radiologia 100% digital”. Além disso, parabenizou os envolvidos, ressaltando que projeto foi apenas possível a partir de parcerias privadas atingidas com o empenho dos docentes idealizadores da Sala. 

A Professora aposentada Marlene Fenyo Soeiro de Matos Pereira reiterou a dedicação do Professor aposentado Israel Chilvarquer  e agradeceu a todos envolvidos para a realização deste sonho.

A placa de inauguração foi descerrada pelo Diretor, Prof. Dr. Giulio Gavini e pelo diretor da Scientific Dental, Sr. Clovis Vilanova.

Após a cerimônia, foi ministrado o curso de Fluxo Digital de Imaginologia e Radiologia pelos Professores Doutores Bruno Azevedo, Israel Chilvarquer, Jorge Elie Hayek, Eduardo Duailibi. Durante as aulas, foram discutidos diversos casos clínicos demostrando novos meios de uso de imagens 2D e 3D, com o ressalve que a visão possibilitada pela interpretação em softwares é dinâmica e esclarecedora, sendo uma grande aliada à prática clínica. 

No decorrer da palestra, o Professor Aposentado Israel Chilvarquer ressaltou que o evento era uma comemoração da abertura deste novo ambiente, sala esta que será um mecanismo de aprimorar o ensino e a pesquisa da FOUSP, podendo ser utilizada por todas as disciplinas da Faculdade. O Professor ainda enfatizou que a Professora aposentada Marlene Fenyo Soeiro de Matos Pereira foi essencial para o planejamento deste laboratório, a considerada a grande idealizadora do projeto.

No final do curso, foi desferido um HANDS-ON do uso do softaware I-Dixel pelo Prof. Dr. Eduardo Duailibi. A aula completa pode ser acessada clicando aqui.

Acesse as fotos do novo laboratório clicando aqui.

Texto: Giovanna Bello

Fotos: Giovanna Bello e Graziela Malagutti

Skip to content