(Português) FOUSP na mídia: Coreia do Sul e USP aproximam laços e querem mais intercambistas no país asiático

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

publicado no Jornal da USP

Coreia do Sul e USP aproximam laços e querem mais intercambistas no país asiático

Ações dentro do campus divulgam cultura coreana e apoiam internacionalização; USP promoveu intercâmbio de 56 estudantes para uma das 23 instituições parceiras em cinco anos

  Publicado: 27/06/2022

Leonardo Câmara e Valentina Moreira

País localizado no sul de uma península no leste asiático, com paisagens montanhosas e templos históricos. Reconhecido pelo alto desenvolvimento em tecnologia, pela sua cultura pop e intensos investimentos em educação. A Coreia do Sul tem sido cada vez mais procurada por estudantes brasileiros: foram 56 alunos da USP em intercâmbio no país nos últimos cinco anos, mesmo com a pandemia da covid-19.

Para ampliar as relações que o país tem com a Universidade, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) tem trabalhado na construção de mais áreas de interesse para mobilidade acadêmica. Além da parceria com 23 instituições coreanas, a Aucani conta, desde novembro de 2021, com o Korea Corner, espaço que oferece cursos e eventos de divulgação da cultura coreana dentro do Centro Intercultural Internacional da USP.

No início de junho, foi realizada no local a Feira Cultural da Coreia 2022, que trouxe aspectos interessantes da cultura coreana, como a gastronomia, o idioma e os jogos tradicionais. Além disso, foi possível passear pelos principais pontos turísticos do país por meio do recurso de realidade virtual e conhecer oportunidades de estudo. O objetivo por trás dessas ações é estabelecer um avanço cooperativo em ensino, pesquisa e extensão.

“A internacionalização não acabou por conta da pandemia, pelo contrário, alguns laços foram até mais fortificados. Então, é importante aproveitar esse panorama que a USP oferece”, destaca Paulo Braz, diretor de Mobilidade Acadêmica da Aucani. Segundo ele, é possível participar de eventos e cursos relacionados à língua estrangeira, à gastronomia, ao esporte e à música no campus antes da imersão no exterior.

20220627_paulo_braz_aucani

Paulo Braz, diretor de Mobilidade Acadêmica da Aucani – Foto: Divulgação/FO USP

Além das oportunidades oferecidas pela Aucani, o aluno que deseja realizar intercâmbio na Coreia também pode concorrer a uma vaga em editais específicos da unidade em que estuda.

Korea Corner no Centro Intercultural Internacional da USP – Fotos: Divulgação/Aucani e Cecília Bastos/USP Imagens

Ir al contenido