(Português) FOUSP na mídia: Coreia do Sul e USP aproximam laços e querem mais intercambistas no país asiático

publicado no Jornal da USP

Ações dentro do campus divulgam cultura coreana e apoiam internacionalização; USP promoveu intercâmbio de 56 estudantes para uma das 23 instituições parceiras em cinco anos

Publicado: 27/06/2022

Leonardo Câmara e Valentina Moreira

País localizado no sul de uma península no leste asiático, com paisagens montanhosas e templos históricos. Reconhecido pelo alto desenvolvimento em tecnologia, pela sua cultura pop e intensos investimentos em educação. A Coreia do Sul tem sido cada vez mais procurada por estudantes brasileiros: foram 56 alunos da USP em intercâmbio no país nos últimos cinco anos, mesmo com a pandemia da covid-19.

Para ampliar as relações que o país tem com a Universidade, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) tem trabalhado na construção de mais áreas de interesse para mobilidade acadêmica. Além da parceria com 23 instituições coreanas, a Aucani conta, desde novembro de 2021, com o Korea Corner, espaço que oferece cursos e eventos de divulgação da cultura coreana dentro do Centro Intercultural Internacional da USP.

No início de junho, foi realizada no local a Feira Cultural da Coreia 2022, que trouxe aspectos interessantes da cultura coreana, como a gastronomia, o idioma e os jogos tradicionais. Além disso, foi possível passear pelos principais pontos turísticos do país por meio do recurso de realidade virtual e conhecer oportunidades de estudo. O objetivo por trás dessas ações é estabelecer um avanço cooperativo em ensino, pesquisa e extensão.

“A internacionalização não acabou por conta da pandemia, pelo contrário, alguns laços foram até mais fortificados. Então, é importante aproveitar esse panorama que a USP oferece”, destaca Paulo Braz, diretor de Mobilidade Acadêmica da Aucani. Segundo ele, é possível participar de eventos e cursos relacionados à língua estrangeira, à gastronomia, ao esporte e à música no campus antes da imersão no exterior.

20220627_paulo_braz_aucani

Paulo Braz, diretor de Mobilidade Acadêmica da Aucani – Foto: Divulgação/FO USP

Além das oportunidades oferecidas pela Aucani, o aluno que deseja realizar intercâmbio na Coreia também pode concorrer a uma vaga em editais específicos da unidade em que estuda.

Korea Corner no Centro Intercultural Internacional da USP – Fotos: Divulgação/Aucani e Cecília Bastos/USP Imagens