(Português) Aluno de doutorado ganha Prêmio CAPES de Teses

Na manhã desta quinta-feira, onze de agosto de 2022, foi publicado no Diário Oficial da União o resultado do Prêmio CAPES de Tese – Edição 2022. Segundo o Ministério da Educação, a premiação reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros, considerando os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Gustavo Hermes Soares, aluno de doutorado do Prof. Dr Edgard Michel Crosato no programa Ciências Odontológicas da FOUSP, foi o selecionado na Área de Odontologia pelo seu trabalho na tese intitulada «Análise de redes aplicada a fatores relacionados à saúde bucal de Populações Indígenas». Para o pesquisador, o prêmio só foi possível a partir de investimentos em pesquisa: «Esse Prêmio representa uma conquista coletiva, não só de Grupos de pesquisa, mas também de um projeto de país que investe em pesquisa e educação. Eu só pude chegar ao doutorado porque fui inicialmente beneficiado por políticas públicas, como ProUni E Ciências Sem Fronteiras. Fui também bolsista do CNPq e tive a oportunidade de fazer um estágio no exterior pelo programa de internacionalização da Capes. Então esse Prêmio representa a confirmação da importância desses programas e do investimento em pesquisa. O prêmio também dá destaque para o tema da saúde Indígena, um ponto essencial que se articula com questões como financiamento do SUS, proteção dos territórios Indígenas e garantia de seus direitos conquistados pela constituição de 88″.

Como agradecimentos, o aluno reitera a importância de seu orientador, Prof. Dr. Edgard Michel Crosato, além de mencionar a Professora Lisa Jamieson, da Universidade de Adelaide,  e seu colaborar, Dr. Pedro Henrique Ribeiro Santiago. Por fim, destaca sua gratidão aos Povos Indígenas da Austrália e do Brasil, que puderam tornar possível o seu trabalho.

A FOUSP parabeniza os autores pela conquista.

Confira o resultado completo do edital clicando aqui.

Texto: Giovanna Bello