FO – Faculdade de Odontologia - Faculdade de Odontologia da (USP) Universidade de São Paulo

Saúde Coletiva em Odontologia

A disciplina de Saúde Coletiva em Odontologia era ministrada, até 1997, pela Faculdade de Saúde Pública e oferecida aos alunos de graduação no último semestre. Desde 1998, passou a ser ministrada pela própria Faculdade de Odontologia. Atualmente, é uma disciplina anual oferecida no terceiro ano de graduação. A ampliação de sua carga horária favoreceu a introdução de estudos das políticas públicas de saúde bucal, necessários para o planejamento e organização dos serviços de saúde.

Aliadas ao conteúdo programático, são propostas atividades de extensão com o intuito de desenvolver habilidades, competências e atitudes nos alunos, que proporcionem maior capacitação técnica e científica em dois aspectos: a atenção primária em saúde bucal e o planejamento, organização e gerenciamento de práticas públicas de saúde bucal. Em relação ao primeiro aspecto, atua-se nas comunidades do entorno do Campus da USP ou, após o estabelecimento de um convênio e com o uso do ônibus da unidade, no município de Embu, na Grande São Paulo.

Na atenção primária, entre outras ações, busca-se ampliar o acesso aos métodos preventivos, reconhecidamente eficazes na redução das doenças bucais, como cárie e doença periodontal. Os alunos, acompanhados pelo supervisor (docente ou estagiário), realizam visitas programadas durante o ano em instituições de ensino infantil, de ensino fundamental ou Centros de Referência do Idoso, onde fazem um diagnóstico das condições de saúde bucal, atividades educativas em saúde bucal, escovação supervisionada com distribuição de escovas e dentifrício fluoretado e aplicação tópica de flúor em função do risco de cárie. Em média, a cada ano, duas mil pessoas participam dessas ações.


Compartilhe
 
Desenvolvido por USP Mídias Online