FO – Faculdade de Odontologia - Faculdade de Odontologia da (USP) Universidade de São Paulo

Optativas

  • Odontologia do Esporte
  • Reabilitação Maxilofacial Complexa – Módulo Intraoral (Teórico, Clínico e Laboratorial)
  • Atendimento Hospitalar dos Traumas Dento Alveolar

 

Disciplina Optativas: ODC0323 – Atendimento Hospitalar dos Traumas Dento-alveolares

Docentes: Prof. Dr. Oswaldo Crivello Junior e Prof. Dr. José Benedito Dias Lemos
Objetivos: Capacitar o diagnóstico dos traumas dento-alveolares; Compreender a rotina do Pronto-Socorro hospitalar; Formação nas condutas terapêuticas relativas a estes traumas.
Programa: Introduzir o aluno no atendimento inicial urgencial e cirúrgico no trauma alveolar em pronto-socorro hospitalar e aperfeiçoar sua formação integral em relação ao diagnóstico e tratamento destas lesões.

 

Disciplina: ODC0300 – Cirurgia Odontológica e Bucomaxilofacial

Objetivos: Contribuir para a formação de Cirurgiões-Dentistas Generalistas aptos a aplicarem os recursos terapêuticos implícitos nos itens do programa. Os conhecimentos cognoscitivos e psicomotores que fundamentam a prática odontológica no seu setor cirúrgico são obtidos pelos alunos em etapas subseqüentes de observação, participação e execução, dentro de um caráter essencialmente formativo, em Cirurgia Buco-Dento-Alveolar. Os itens de Cirurgia Maxilo-Facial tem, na graduação, caráter informativo podendo, quando possível, oferecer aos alunos a etapa de observação do ato operatório.
Programa: Ensinar Cirurgia Buco-Dento-Alveolar em etapas formativas de observação, participação e execução, permitindo que o Cirurgião-Dentista atue, nesta área, com toda proficiência esperada. Por outro lado, os tópicos de Cirurgia Maxilo-Facial serão apresentados teoricamente em sua totalidade e praticamente, quando possível, permitindo ao aluno observar a um ato cirúrgico praticado por um docente.

 

Disciplina: ODC0100 – Fundamentos de Técnica Cirúrgica

Objetivos: Introduzir o aprendizado teórico e da prática cirúrgica para o desenvolvimento de habilidades e atitudes em técnica cirúrgica geral incluindo os conceitos básicos de cirurgia, biossegurança, manobras cirúrgicas fundamentais.
Programa: Introdução ao aprendizado teórico e prático em habilidades cirúrgicas para o treinamento da técnica em cirurgia geral incluindo os conceitos básicos de manobras cirúrgicas fundamentais e biossegurança.

 

Disciplina Optativas: ODC0321 – Odontologia do Esporte

Docentes: Prof. Dr. Reinaldo Brito e Dias, Prof. Dr. Antonio Sílvio Fontão Procópio, Profa. Dra. Neide Pena Coto
Objetivos: Preparar o aluno para o atendimento específico ao atleta, mostrando riscos que a saúde bucal oferece a saúde geral e a performance, orientando sobre drogas e medicamentos usados e receitados pelo Cirurgião Dentista que interferem no dia a dia do atleta e sua relação com o doping
Programa: Necessidade do Cirurgião Dentista diferenciar o paciente atleta, seus cuidados e riscos. Conhecimento do tipo de proteção bucal necessária e específica a cada modalidade esportiva respeitando regra da ASTM F697-80 (American Standards of Testing of Materials) que determina que o protetor bucal individualizado para pratica de esporte seja confeccionado pelo Cirurgião Dentista.

 

Disciplina: ODC0384 – Prótese Bucomaxilofacial

Objetivos: Situar a Disciplina como integrante do papel formador do clínico geral pela Faculdade de Odontologia. Tomar contato com aparelhos, próteses e dispositivos empregados para a reabilitação dos pacientes portadores de malformações, mutilações ou distúrbios de desenvolvimento: o programa de Prótese Bucomaxilofacial.

 

Disciplina Optativas: ODC0322 – Reabilitação Maxilofacial Complexa – Módulo Intra-oral (teórico, Clínico e Laboratorial)

Docentes: Prof. Dr. Dorival Pedroso da Silva, Prof. Dr.Moacyr Domingos Novelli, Profa. Dra.Cleusa Aparecida Campanini Geraldini
Objetivos: Difundir a especialidade de reabilitação maxilo facial entre estudantes de odontologia.Ampliar as possibilidades de mercado de trabalho para graduandos e graduados em odontologia.Difundir as possibilidades de reabilitação maxilo facial com auxílio dos implantes osteointegráveis, e interação entre equipes multidisciplinares.Difundir a especialidade para outros centros, com vistas à descentralização de conhecimento e viabilização de curso à distância
Programa: Possibilitar ao aluno entrar em contato com o paciente portador de grandes perdas maxilo faciais, difundindo a reabilitação complexa, ampliando as possibilidades de mercado para os alunos.

 

Disciplina: ODC0293 – Traumatologia maxilofacial

Objetivos: Situar a Disciplina como integrante do papel formador do clínico geral pela Faculdade de Odontologia. Enfatizar a importância do conhecimento das principais lesões traumáticas maxilo faciais por parte do odontologista de forma a poder diagnosticar e tomar as medidas iniciais do tratamento dessas lesões.
Programa: Situar a Disciplina como integrante do papel do formador do clínico geral pela Faculdade de Odontologia. Enfatizar a importância do conhecimento das principais lesões traumáticas maxilo faciais por parte do odontologista de forma a poder diagnosticar e tomar as medidas iniciais do tratamento dessas lesões. Oferecer ao aluno condições de treinamento prático para os diversos métodos de aparelhos de contencão usados em Traumatologia Maxilofacial. E atendimento à pacientes portadores de disfunção da articulação temporomandibular.


Compartilhe
 
Desenvolvido por USP Mídias Online