Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Responsável: Prof. Dr. Marcelo de Gusmão Paraíso Cavacanti O Laboratório de Imagem em 3D (Labi-3D) foi criado em abril de 2001 e está localizado no Departamento de Estomatologia. Neste local, são realizadas diversas pesquisas em tomografia computadorizada envolvendo o complexo dento-maxilo-facial. Especializado em interpretação de imagens volumétricas do complexo crânio-facial, o Labi-3D é atualmente referência nessa área de ensino e pesquisa. Coordenado pelo Professor Titular da Disciplina de Radiologia do Departamento de Estomatologia Marcelo Cavalcanti, foi pioneiro no Brasil dedicado a estudos em exames de tomografia computadorizada na Odontologia. Inicialmente, foi equipado por meio de projetos da FAPESP de Auxilio Individual a Pesquisa e Projeto Universal do CNPq coordenados pelo docente responsável. No Labi-3D diversos projetos de pesquisa são desenvolvidos. Atualmente, possui workstations e diversos softwares para análise de imagens volumétricas. Estes softwares associados aos hardwares permitem simultaneamente a reconstrução volumétrica a partir de tomografia computadorizada, criação de volume e visualização da reconstrução em 3D. Neste laboratório trabalham alunos de Iniciação Cientifica, Mestrado e Doutorado, Pós-Doutorado, bolsistas, além de professores e pesquisadores da FOUSP e colaboradores de outras instituições de ensino e pesquisa. Inúmeros trabalhos são publicados em renomados periódicos no Brasil e no Exterior e com inúmeras citações no SCOPUS, um importante portal acadêmico no âmbito científico. O Labi-3D é referência nacional e internacional no estudo da tomografia computadorizada na Odontologia. Os trabalhos desenvolvidos são relacionados as diferentes técnicas de tomografia computadorizada e estudos de pós-processamento das imagens por meio de diversos softwares. Estas imagens são obtidas, provenientes de inúmeros tomógrafos por feixe cônico e helicoidal e posteriormente enviadas por meio de servidores virtuais para o laboratório. Assim, o Labi-3D é atualmente interdisciplinar. Rotineiramente, recebe colegas de várias especialidades com o objetivo de discutir e orientar casos, utilizando a tomografia computadorizada, estando sempre à disposição para tais atividades. As linhas de pesquisa consistem em estudos da tomografia computadoriza por feixe cônico e multislice nas áreas de: Anomalias crânio-faciais, Endodontia, Implantodontia, Odontologia Forense, Ortodontia, Patologia, Periodontia, Traumatologia dento-maxilo-facial. Diversos protocolos de pós-processamento de imagens são desenvolvidos no Labi-3D. Tendo o ensino, pesquisa e extensão como principais objetivos, este laboratório é dedicado ao diagnóstico por imagem em tomografia computadorizada por feixe cônico e multislice na Odontologia.        

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Responsável: Prof. Dr. Marcelo de Gusmão Paraíso Cavacanti

O Laboratório de Imagem em 3D (Labi-3D) foi criado em abril de 2001 e está localizado no Departamento de Estomatologia. Neste local, são realizadas diversas pesquisas em tomografia computadorizada envolvendo o complexo dento-maxilo-facial. Especializado em interpretação de imagens volumétricas do complexo crânio-facial, o Labi-3D é atualmente referência nessa área de ensino e pesquisa.

Coordenado pelo Professor Titular da Disciplina de Radiologia do Departamento de Estomatologia Marcelo Cavalcanti, foi pioneiro no Brasil dedicado a estudos em exames de tomografia computadorizada na Odontologia. Inicialmente, foi equipado por meio de projetos da FAPESP de Auxilio Individual a Pesquisa e Projeto Universal do CNPq coordenados pelo docente responsável.

No Labi-3D diversos projetos de pesquisa são desenvolvidos. Atualmente, possui workstations e diversos softwares para análise de imagens volumétricas. Estes softwares associados aos hardwares permitem simultaneamente a reconstrução volumétrica a partir de tomografia computadorizada, criação de volume e visualização da reconstrução em 3D.

Neste laboratório trabalham alunos de Iniciação Cientifica, Mestrado e Doutorado, Pós-Doutorado, bolsistas, além de professores e pesquisadores da FOUSP e colaboradores de outras instituições de ensino e pesquisa. Inúmeros trabalhos são publicados em renomados periódicos no Brasil e no Exterior e com inúmeras citações no SCOPUS, um importante portal acadêmico no âmbito científico. O Labi-3D é referência nacional e internacional no estudo da tomografia computadorizada na Odontologia.

Os trabalhos desenvolvidos são relacionados as diferentes técnicas de tomografia computadorizada e estudos de pós-processamento das imagens por meio de diversos softwares. Estas imagens são obtidas, provenientes de inúmeros tomógrafos por feixe cônico e helicoidal e posteriormente enviadas por meio de servidores virtuais para o laboratório. Assim, o Labi-3D é atualmente interdisciplinar. Rotineiramente, recebe colegas de várias especialidades com o objetivo de discutir e orientar casos, utilizando a tomografia computadorizada, estando sempre à disposição para tais atividades.

As linhas de pesquisa consistem em estudos da tomografia computadoriza por feixe cônico e multislice nas áreas de: Anomalias crânio-faciais, Endodontia, Implantodontia, Odontologia Forense, Ortodontia, Patologia, Periodontia, Traumatologia dento-maxilo-facial. Diversos protocolos de pós-processamento de imagens são desenvolvidos no Labi-3D.

Tendo o ensino, pesquisa e extensão como principais objetivos, este laboratório é dedicado ao diagnóstico por imagem em tomografia computadorizada por feixe cônico e multislice na Odontologia.

 

 

 

 

Skip to content