Disciplina de caráter teórico e prático que leva os alunos à compreensão das políticas públicas de saúde bucal vigentes no Brasil, incluindo as diferentes dimensões das relações sociais, para que sejam capazes de desenvolver uma prática de saúde bucal com qualidade, eficiência e resolutividade, inserida nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Os pressupostos da Conferência Nacional de Saúde, da Constituição Federal, do Sistema Único de Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Odontologia apontam para a necessidade das Instituições de Ensino em formar e qualificar recursos humanos como estratégia fundamental na implementação do SUS, bem como para a promoção de melhorias da qualidade de atendimento prestado à população. O processo de construção do conhecimento se dá a partir das experiências das visitas extra-muros aos serviços públicos de saúde do município de Embu das Artes, visando a observação para posterior problematização e síntese do conteúdo. Esta abordagem permite ao aluno a interação dinâmica com a realidade do território estudado, assim como as necessidades de saúde bucal da população, contextualizando as ações de saúde ali desenvolvidas em relação ao SUS e à política nacional de saúde bucal.    

Disciplina de caráter teórico e prático que leva os alunos à compreensão das políticas públicas de saúde bucal vigentes no Brasil, incluindo as diferentes dimensões das relações sociais, para que sejam capazes de desenvolver uma prática de saúde bucal com qualidade, eficiência e resolutividade, inserida nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os pressupostos da Conferência Nacional de Saúde, da Constituição Federal, do Sistema Único de Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Odontologia apontam para a necessidade das Instituições de Ensino em formar e qualificar recursos humanos como estratégia fundamental na implementação do SUS, bem como para a promoção de melhorias da qualidade de atendimento prestado à população.

O processo de construção do conhecimento se dá a partir das experiências das visitas extra-muros aos serviços públicos de saúde do município de Embu das Artes, visando a observação para posterior problematização e síntese do conteúdo. Esta abordagem permite ao aluno a interação dinâmica com a realidade do território estudado, assim como as necessidades de saúde bucal da população, contextualizando as ações de saúde ali desenvolvidas em relação ao SUS e à política nacional de saúde bucal.